Ferramenta permite que cidadãos ucranianos integrem à defesa antimísseis e antiaérea do exército
Milhares de civis morreram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano. Agora, o governo ucraniano decidiu dar uma ajuda aos civis lançando um aplicativo que tem como principal objetivo ajudar o exército a derrubar drones e mísseis russos no ar.
Segundo o Departamento de Comunicações Estratégicas do Gabinete das Forças Armadas da Ucrânia, o aplicativo ePPO já está disponível para download. Em tese, os ucranianos que estiverem ainda no país irão “se juntar à defesa antimísseis e antiaérea” do exército.
O ePPO funciona da seguinte maneira: depois de instalar o aplicativo em um smartphone, o cidadão deve selecionar o tipo de arma inimiga, apontar o celular na direção do alvo e, em seguida, apertar o grande botão vermelho na tela. O procedimento vai acionar especialistas em defesa aérea, que irão localizar o drone ou o míssil no mapa e derrubá-lo, por fim.
“Veículos aéreos não tripulados (UAVs) de ataque inimigo estão causando danos significativos à nossa infraestrutura”, informou o Ministério da Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente da Ucrânia. “Eles também representam um perigo significativo para civis: drones suicidas podem transportar várias dezenas de quilos de explosivos e criar uma poderosa onda de choque quando atingidos.”
O aplicativo ucraniano está atualmente disponível para a plataforma Android. Segundo o jornal The Jerusalem Post, os desenvolvedores do projeto estão trabalhando para lançar em algumas semana uma versão para celulares com processador iOS.
O Ministério da Reintegração ofereceu conselhos aos cidadãos sobre como reconhecer e se proteger das armas aéreas. “Quando você ouvir esse som, tente entrar em um abrigo especialmente equipado. Use porões, pisos subterrâneos de prédios, estacionamentos subterrâneos”, recomendou.
Informações Revista Oeste