Cerca de 80% dos cargos do setor do agronegócio apresentaram aumento salarial acima da inflação. O dado foi levantado pela Michael Page, empresa de consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência.
No Estudo de Remuneração Michael Page 2024, a instituição averiguou um ganho real de salário em 78% dos cargos avaliados nos grupos de média e alta gerência.
Os outros 22% dos cargos avaliados não apresentaram mudança no período de um ano. Entre os profissionais avaliados, o de gerente de produção se destacou com o maior aumento salarial: 21%.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou, em 2022, dez mil profissionais e empresas de todo o Brasil.
A pesquisa procurou compreender melhor o mercado e entender como os profissionais enxergam sua remuneração, sua carreira e a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu ainda traçar a remuneração mensal de 1.453 cargos em 15 setores:
Engenharia e manufatura, logística, varejo, vendas, marketing e marketing digital, agro, tecnologia da informação, jurídico, saúde e ciências, finanças, seguros, bancos e serviços financeiros, recursos humanos, propriedade e construção e secretarial & business support.
A demanda por profissionais dentro do agronegócio abrange principalmente as áreas financeira, de vendas, marketing, supply chain,engenharia de produto, TI e recursos humanos.
“A busca por profissionais das mais variadas áreas reflete a complexidade do agro”, explica Stephano Dedini, diretor da Michael Page para agro. “Ao mesmo tempo, é um convite para os talentos de outros mercados abraçarem novas oportunidades.”
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, como soja, café, carne bovina, frango, cana-de-açúcar e laranja.
Entre janeiro e setembro, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 125 bilhões. É o nono mês seguido de recorde de faturamento do setor.
Informações Revista Oeste