Após Feira de Santana, a prefeitura de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, publicou um decreto, nesta ontem (16), autorizando a reabertura do comércio no município a partir desta quarta (17). Apesar de tratar como “retomada gradual”, o texto normativo não apresenta um cronograma de datas para que cada setor retorne às atividades.
Com o decreto, a gestão de Eunápolis permite a abertura, com protocolos sanitários de distanciamento e higiene, de estabelecimentos comerciais de um modo geral, serviços bancários, casas lotéricas, supermercados, feiras livres, padarias, lojas de conveniência, lavanderias, entre outros.
As exceções ficam por conta de casas noturnas, cinemas, food-trucks, ambulantes, clubes, centros de atividades esportivas, festas de casamento ou aniversário, atividades físicas coletivas e shows de um modo geral. Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar apenas através do serviço de entrega a domicílio (delivery).
Apesar de liberar grande parte do comércio não essencial, o decreto mantém o toque de recolher, proibindo a circulação de pessoas nas vias do município das 20h às 5h, no modelo de outras cidades do interior baiano. As medidas valem até o próximo dia 6 de julho.
Em Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão (MDB), declarou, em entrevista ao Jornal Band News também ontem (16), que não atenderá à recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pedia a revogação o decreto de abertura do comércio por conta do crescimento do número de casos da Covid-19.
Gusmão justifica que contratou infectologistas da capital e instalou um núcleo de triagem de Covid-19 para enfrentar a pandemia.
Fonte: Bahia Notícias