ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
Cinema

Além de Fernanda Torres: quem são as estrelas cotadas para concorrer ao Oscar de Melhor atriz

As possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz   Nesta semana, a Academia organizadora do Oscar incluiu a foto de...
Read More
Esportes

Polícia Civil e Esporte Clube Bahia lançam campanha de combate ao racismo

Os 23 jogadores do Bahia entrarão em campo com uma faixa com o slogan da campanha, simbolizando o compromisso do...
Read More
Brasil

Plano de golpe é ‘sem pé nem cabeça’ e não há crime em ‘escrever bobagem’, diz

Senador fala em cenário armado para indiciar pessoas e envolver, de forma incessante, o ex-presidente Jair Bolsonaro O atual senador...
Read More
Economia Economia Internacional

As expectativas do banco Morgan Stanley sobre a Argentina e o Brasil

'As boas notícias para a América Latina e os sinais positivos não vêm dos maiores países', informou o gigante financeiro...
Read More
Feira de Santana

Operação prende criminosos suspeitos de incêndios em galpões e lojas de Feira de Santana

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM), o delegado João Rodrigo Uzzum detalhou o desdobramento de...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica ações preventivas em Feira de Santana diante de previsão de chuvas no final de semana

A Prefeitura de Feira de Santana está em alerta diante da previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas...
Read More
Feira de Santana

Cerca de 51% dos beneficiários do Bolsa Família não cumpriram com o acompanhamento obrigatório de saúde em Feira

Os beneficiários do programa Bolsa Família em Feira de Santana têm até o dia 31 de dezembro para realizar o...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Foto: Reprodução

“Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virgem Maria, que foi isto maquinista?”
(Trem de ferro, de Manuel Bandeira e Tom Jobim)

Há exatos 851 dias, completados nesta sexta, 16, foi suspensa a circulação dos trens que faziam a ligação Paripe-Calçada. Era o fim de um serviço de transporte barato que há mais de 160 anos atendia aos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A medida atendia a uma causa nobre: a substituição dos antigos trens por uma versão mais moderna, o VLT (sigla para veículo leve sobre trilhos), um transporte que se situa entre o metrô e o ônibus convencional e não precisa de faixa exclusiva, circulando no nível da rua.
O novo modal (para usar um jargão dos técnicos em transporte apropriado por velhos políticos e jovens jornalistas na intenção de conferir um falso tom de modernidade a seus discursos) teria 21 modernas estações e a capacidade de transportar 150 mil passageiros por dia.

Passaram-se oito anos desde a apresentação oficial do projeto, devidamente embalada pela propaganda oficial. A promessa de trens modernos, confortáveis, climatizados, silenciosos e operando em horários precisos, sem atrasos, porém, até hoje não saiu do papel, abatida por percalços de diversas ordens.

De concreto, apenas a alteração do projeto, trocando-se o veículo leve por um monotrilho (que é mais caro, pois exige via exclusiva e há apenas um fornecedor do trilho), a demolição de antigas estações e a colocação de tapumes isolando as áreas por onde passavam os trilhos do velho trem.

O início das obras depende da superação de impasses, inclusive o aumento dos valores do contrato de parceria público-privada (PPP) firmado entre o Governo do Estado e o consórcio Skyrail Bahia, controlado pelo grupo chinês BYD. Começou em R$ 1,5 bilhão e, atualmente, chega a R$ 5,2 bilhões. Mas ainda não há sinais concretos de que os impasses serão superados a curto prazo.

A fábrica de projetos, porém, não para de produzir. Na próxima segunda-feira, 19, técnicos do Governo do Estado e da CCR Metrô Bahia, empresa que administra e opera o metrô de Salvador, iniciam os estudos de viabilidade para a implantação de um sistema de transporte de massa – que pode ser trem ou metrô – ligando Feira de Santana à capital.

O anúncio foi feito na quarta passada, 14, pelo próprio governador Jerônimo Rodrigues. A rigor, não é nenhuma novidade. Há 10 anos, em maio de 2013, Rui Costa, então secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, anunciou a mesma coisa, inclusive informando que seria um trem de passageiros veloz, que circularia com a velocidade de 140 km/h, e que o traçado da linha já estava sendo feito. Mas ficou nisso.
De todo modo, o trem-bala unindo a capital à Princesa do Sertão deverá ser o cavalo de batalha da campanha eleitoral do PT nas eleições municipais do próximo ano, quando o deputado federal Zé Neto disputará pela sexta vez a prefeitura feirense – perdeu nas outras cinco, mas isso é apenas um detalhe.

Jerônimo, que é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e morou naquela cidade por uns tempos, está declaradamente empenhado em conquistar para o PT o comando da maior cidade do interior da Bahia. Tem visitado Feira regularmente – só na micareta, foi duas vezes.

O governador chegou a anunciar que coordenará pessoalmente a campanha eleitoral do correligionário – um equívoco, aliás, pois se o candidato perder, o que em circunstâncias normais passaria apenas como mais um insucesso de Zé Neto se transformará numa derrota pessoal do governador.

Zé Neto, já ungido pré-candidato do PT pelo diretório municipal do partido, tem experiência tanto em disputar a prefeitura como em incluir projetos mirabolantes nos planos de governo que apresenta ao eleitorado. Certa vez, ele propôs, como solução para o trânsito no centro da cidade a construção do que denominou “trivia” – uma espécie de elevado, com mais de 15 km de extensão, ligando o campus da UEFS ao final da Avenida Getúlio Vargas, por onde circulariam exclusivamente ônibus urbanos.

Para o deputado, transformar-se no pai do trem-bala Salvador-Feira durante a campanha eleitoral será moleza. Mesmo que tudo indique que o projeto tão cedo não vai sair do papel, tomando o mesmo caminho do VLT de Salvador. A conferir.

Por: Informe Baiano

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: