A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York (CY) passou a ser liderada no biênio 2023-2025 pelo Venerável Mestre (VM) Carlos Augusto Oliveira da Silva, que é jornalista e cientista social, além de diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB). A instalação no Trono de Salomão, que é a cadeira do VM, ocorreu no Complexo Maçônico de Feira de Santana na tarde de sexta-feira (18/08/2023) e foi conduzida por 11 mestres instalados, sob a presidência de Alfredo Marcus Moreira de Oliveira, secretário de comunicação do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB) e ex-grão-mestre. À noite, no auditório do Restaurante Los Pampas, ocorreu a Cerimônia de Posse, comandada por Alexandre Monteiro, grão-mestre da CMB.
No Complexo Maçônico de Feira de Santana, o presidente da Comissão, Marcus Oliveira, expressou a satisfação em ter Carlos Augusto como o novo líder da A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros de York, lembrando que ele mesmo apadrinhou a entrada de Carlos Augusto na Maçonaria.
Ao passar o cargo de Venerável Mestre para Carlos Augusto, Adilson Alves Oliveira destacou a importância do momento para a oficina de mestres maçons, expressando confiança na nova gestão para promover o crescimento constante da fraternidade, aumentar o conhecimento maçônico e elevar a visibilidade social da entidade, além de impulsionar mais ações sociais.
Em discurso, Carlos Augusto enfatizou que este era um momento de união em torno dos valores maçônicos e instou os irmãos a olharem para o futuro com esperança na superação das diferenças que causam divisões, buscando construir consensos que contribuam para o aprimoramento dos membros da fraternidade e da sociedade como um todo.
O novo VM foi saudado pelos demais membros da Maçonaria, provenientes das lojas A∴R∴L∴S∴ Luz do Sertão, Acadêmica Voltaire e Sabedoria, Luz e União, além da própria Cavaleiros de York.
Ao encerrar a Cerimônia de Instalação, o grão-mestre Alexandre Monteiro ressaltou que a mudança de liderança na Cavaleiros de York renova a entidade, que é uma das poucas Lojas Maçônicas da Bahia com a maioria dos membros como Mestres Instalados.
No Auditório do Restaurante Los Pampas, a Mesa da Cerimônia de Posse foi composta por 16 personalidades, sendo 9 delas representantes da maçonaria e as outras 7 representando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da academia, imprensa e setor empresarial.
O evento incluiu a entrega do Certificado e do Malhete de VM, bem como a outorga de Certificados de Reconhecimento a personalidades homenageadas por relevantes serviços à Maçonaria do Brasil e à CY.
Veruschka Monteiro, Cecília Cedraz e Alessandra de Paula Silva, líderes das Fraternidades Femininas, foram homenageadas com orquídeas. Discursos foram proferidos pelos presentes, e um show musical foi apresentado por José Luiz Castro (Zé Rico), cover de Waldick Soriano. A noite foi encerrada com jantar.
A cerimônia teve início com os mestres de cerimônia e membros da CY, Paulo de Tarso e Josivaldo Santana, que saudaram o público em nome da família maçônica e convidaram para a formação da Mesa. Em seguida, leram a Moção de Aplausos emitida pelo deputado estadual Pablo Roberto.
Presidindo a Cerimônia de Posse, o grão-mestre Alexandre Monteiro saudou os presentes e o Pavilhão Nacional, e comentou sobre a transição do cargo de Venerável Mestre de Adilson Alves para Carlos Augusto, como um exemplo de processo democrático da Maçonaria.
Adilson Alves, líder da CY entre 2019 e 2023, ressaltou as conquistas e desafios superados durante a gestão, desejando sucesso à nova diretoria, agora liderada por Carlos Augusto, tendo ele mesmo como primeiro auxiliar do veneralato.
Emocionado, Marcus Oliveira entregou o Diploma de Venerável a Carlos Augusto e expressou a alegria em participar desse momento e ser um dos protagonistas, juntamente com os demais irmãos, na construção da Moderna Maçonaria Brasileira.
Ao fazer seu discurso, Carlos Augusto expressou gratidão a Deus pelo dom da vida, aos pais já falecidos, Lucy Oliveira da Silva (★1947 — †2013) e José Augusto Dias da Silva (Jads) (★1943 — †2018); aos irmãos empresários e sócios José Augusto Dias da Silva Junior (Jads Junior) e Luís Cláudio Oliveira da Silva (Lula), ao sobrinho José Augusto Neto, aos familiares que residem na Europa, à filha, advogada Carla Patricia Silva Fittler; ao genro Johannes Fittler e ao neto Luca Silva Fittler; à companheira, amiga e parceira Alessandra de Paula Silva; aos membros da Mesa; irmãos e cunhadas da Maçonaria, e aos parentes e amigos.
Em seguida, ele mencionou as encíclicas do Papa Francisco: “Lumen Fidei,” de 29 de junho de 2013; “Laudato Si’,” de 24 de maio de 2015; e “Fratelli Tutti,” de 3 de outubro de 2020. Ele destacou esses exemplos da fraternidade cristã e citou um ensinamento do Santo Padre:
“Cada dia nos oferece uma nova oportunidade, uma nova etapa. Não devemos esperar que tudo venha daqueles que nos governam; isso seria infantil. Temos a responsabilidade de iniciar e impulsionar novos processos e transformações. Devemos ser participantes ativos na reabilitação e apoio de sociedades feridas. Hoje temos uma grande oportunidade de mostrar nosso espírito de fraternidade, ser bons samaritanos que assumem a dor do fracasso em vez de promover ódio e ressentimento.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, Citação 77, p. 21, 2020).
Ele prosseguiu abordando o Dia do Maçom (20 de agosto), celebrado pela Maçonaria brasileira com a reafirmação dos princípios filosóficos que guiam a instituição secular e seus membros, promovendo o aprimoramento moral pessoal e a evolução social, enquanto defende direitos humanos, paz e igualdade.
Ele também mencionou a sessão solene do Congresso Nacional ocorrida na sexta-feira (18), com o objetivo de homenagear a história da sociedade discreta e seu papel na fundação da moderna nação brasileira.
Carlos Augusto concluiu o discurso explanando sobre a fundação da oficina de maçons que passa a dirigir, agradecendo as presenças e abrindo a palavra para os membros da Mesa e o público.
Eles fizeram comentários sobre a personalidade e a competência intelectual do novo líder da Cavaleiros de York, além de expressar satisfação em fazer parte da cerimônia de transição de poder da entidade maçônica.
A Mesa da Cerimônia de Posse contou com a presença de várias personalidades, incluindo os mencionados. Também estiveram presentes o advogado Laercio Guerra Silva, ex-venerável mestre da Luz e Fraternidade; Basilio de Carvalho Neto, venerável mestre da Sabedoria, Luz e União; deputado federal José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto); Fanael Ribeiro, ex-venerável mestre e secretário municipal, representando o prefeito Colbert Martins; vereadora Eremita Mota, presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana; Pedro Rogério Godinho, Desembargador Eleitoral do TRE Bahia e juiz de direito; Giovani Brandão, VM da Acadêmica Voltaire; Murillo Oliveira de Santana, VM da Luz do Sertão; Nelson José de Carvalho, diretor da ABI Bahia; engenheiro Carlos Alberto Kruschewsky Filho, representando o setor empresarial; os Professores Drs. Nilson Weisheimer, representando a Academia Brasileira e o pensamento científico e Juarez Duarte Bomfim, como membro do conselho editorial do JGB.
Também estiveram presentes membros da Irmandade do Bonfim, como o neurologista e professor Antônio Andrade, o advogado e professor de Direito Dr. Hudson Resedá e o empresário José Mário, entre outras personalidades e autoridades, como o ex-vereador José Dias, jornalista Antonio José Larangeira, membro do conselho editorial do JGB, escritor Alberto Peixoto, jornalista Sérgio Jones, empresário José Marcos, da MC Transportes, os irmãos Jurandir Mato Grosso, Marcelo Queiroz, Matheus Souza e Reinaldo Cunha, jornalista Franklin Dórea, ouvidor da CMFS; jornalista Manuela Matos, chefe da ASCOM da CMFS; empresário José Francisco (Zé Chico), Fabrícia Luane, Bianca Brito, e César Lima de Souza, entre outros.
Foram homenageados com outorga de Certificado de Reconhecimento Adilson Alves, Alexandre Monteiro, Alfredo Marcus, Basílio Neto, Giovani Brandão, Murillo Santana, Hilton Moreira de Castro, Paulo de Tarso e Josivaldo Santana por relevantes serviços à Maçonaria do Brasil e ao atuarem com devoção e afinco no desenvolvimento das atividades da Cavaleiros de York.
Carlos Augusto sucede o venerável mestre Adilson de Oliveira Alves, que assume agora a função de Past Master Imediato da A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de York. O novo mandato é para o período de 2023 a 2025, e foram nomeados para a função de 1º vigilante o mestre instalado Reginaldo Bernardo, secretário de Orientação Ritualística da CMB, e como 2º vigilante, Murillo Oliveira de Santana, que também é venerável mestre da Loja Luz do Sertão.
Assumem funções diretivas na Cavaleiros de York os membros Alfredo Marcus Moreira de Oliveira, Secretário de Comunicação da CMB; Hilton Moreira de Castro, Jurandir de Araújo Mato Grosso, Paulo de Tarso Nunes e Castro, Josivaldo Jildeon Santana Silva e Marcelo Queiroz.
Fundada em 13 de dezembro de 2014 em Feira de Santana, a Cavaleiros de York é uma instituição maçônica focada na fraternidade e no desenvolvimento pessoal. Reconhecida por suas ações filantrópicas, como o apoio à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Projeto Anjos Bons, a organização busca disseminar os princípios maçônicos e valores éticos. Seus membros, provenientes de diversas áreas profissionais, compartilham o desejo de contribuir para um mundo mais justo. A instituição é filiada ao Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB).
A Maçonaria é uma sociedade fraternal com raízes históricas profundas, que valoriza princípios éticos e morais. Originada na Europa nos séculos XVI e XVII, a Maçonaria expandiu-se globalmente, incluindo no Brasil. Suas lojas promovem discussões, aprendizado e caridade, com uma hierarquia baseada em graus. As Potências Maçônicas reúnem Lojas, que são oficinas de formação de maçons, e atuam na coordenação de atividades no estado, incentivando a caridade, a filantropia e o desenvolvimento pessoal.
*Jornal O Grande Bahia