O governo da Rússia anunciou nesta quinta-feira (10) que fechou acordo com o governo da Bahia para fornecer ao estado 50 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo país. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Segundo o comunicado do governo russo, o acordo define que a Bahia será responsável por fornecer a Sputnik V, como foi batizado o imunizante, para todo o país. Na quarta (9), Vilas-Boas já havia adiantado que a estatal Bahiafarma ficaria responsável pela comercialização da vacina nacionalmente.
Inicialmente, a vacina será testada em 500 pessoas no estado. A expectativa é de que os estudos clínicos comecem no próximo mês; Caso os resultados sejam satisfatórios, o governo receberá as 50 milhões de doses.
A previsão é de que as remessas da Sputnik V para a Bahia comecem em novembro, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demais órgãos responsáveis para aplicação do imunizante no país.
Vale lembrar que a Rússia foi a primeira nação a registrar uma vacina anticoronavírus e declará-la para uso em larga escala. Recentemente, um estudo da revista britânica The Lancet mostrou que a substância criou resposta imunológica satisfatória nas pessoas testadas e desenvolveu poucas reações alérgicas.