Já imaginou como estarão diversos países do planeta Terra no ano 3000? A tarefa é complexa, mas para a Inteligência Artificial (IA), que avança a passos largos, nada parece impossível.
O exercício de futurologia teve início após um inscrito do canal “AI Imaginary World”, no YouTube, sugerir sobre como seria a aparência dos países daqui a um pouco menos de longínquos mil anos. A página, que já conta com outras previsões feitas pela tecnologia, topou a demanda e partiu para o desafio.
À primeira vista, as imagens demonstram cidades futurísticas cada vez mais verticalizadas, quase místicas, cheias de luzes LED ou similares, cúpulas de vidro, veículos voadores desconhecidos e arquiteturas que podem parecer impossíveis para a nossa atual tecnologia.
Enquanto alguns países experimentam um mix entre modernidade, eficiência e meio ambiente, com paisagens tecnológicas cercadas por lagos e florestas urbanas, outros quase não contam mais com o verde das matas. Se isso é um indicador sobre as tão difundidas emergências ambientais, como a mudança climática e o aquecimento global, somente o tempo, baseado nas atitudes presentes e futuras de cada um de seus habitantes, responderá.
Outra característica que salta aos olhos é a falta de habitações e comunidades de baixa renda, mesmo em economias menores, em guerra, assoladas pela fome e seca ou extremamente desiguais.
E aí vai um spoiler: o Brasil parece estar representado pela cidade do Rio de Janeiro, com incontáveis arranha-céus em meio à diversas formações rochosas. Se a IA acertará ou não as previsões feitas nas imagens, o ano 3000 mostrará.
Foto: AI Imaginary World.
Fonte: CNN Brasil.