Corrida de saco, amarelinha, baleado, jogos de tabuleiro, pintura, pula corda, bolinhas de sabão, bambolê e muitas outras brincadeiras conectaram os estudantes da Educação Municipal no Dia do Brincar, que aconteceu na sexta-feira, 27.
Paloma Souza Cerqueira, do 5º ano da Escola Municipal Antonio Gonçalves, no bairro Parque Ipê, contou que geralmente brinca no celular, mas hoje nem se lembrou do aparelho. Isso porque a aula e o intervalo foram na quadra da escola, cumprindo a programação especial do Dia B da unidade.
“Hoje tivemos tantas brincadeiras legais. Eu corri, “poquei” bolinhas de sabão, participei da corrida de saco e ainda quero mais”, relatou Paloma.
Para a professora Tatiana da Silva, também da Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva, foi um momento de resgatar a cultura.
“As crianças atualmente ficam ligadas demais a tecnologia, às vezes acabam não socializando tanto por conta disso. Resgatar brincadeiras de antigamente, como estamos fazendo neste dia do brincar, é uma forma de lembrar da nossa cultura, dos costumes e celebrar presencialmente com quem está ao nosso redor”, a professora.
Na Escola Municipal Doutor Demosthenes Alvaro de Brito, localizada na Mangabeira, a diretora Sara Barbosa organizou o dia para “reacender nas crianças a vontade de brincar livre”.
“Devemos levar a alegria de brincar todos os dias para nossos estudantes. Hoje, conseguimos sair do eletrônico para voltar às brincadeiras de infância e eles amaram. Parabenizo a Secretaria de Educação por promover um dia como esse, já estamos ansiosos para o próximo dia B”, pontua a diretora.
A estudante Ana Carolina, do 5º ano, concordou com a pró Sara.
“Eu amei o dia. Nós nos divertimos muito, conhecemos pessoas novas de outras turmas e também aprendemos brincando”, contou a estudante.
*Secom