ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Tomba

Na sexta-feira (17), uma guarnição do PETO da 65ªCIPM, durante o patrulhamento, na Rua Açucena, no bairro Tomba, visualizou dois...
Read More
Feira de Santana

Nova tarifa do transporte coletivo começa a valer neste sábado (18) em Feira de Santana

A partir deste sábado (18), passam a vigorar os novos valores das tarifas do transporte coletivo em Feira de Santana....
Read More
Feira de Santana

Com aumento nos casos de dengue, prefeitura organiza Dia D de vacinação em toda cidade

Fotos: Thiago Paixão – Arquivo No dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Dia D...
Read More
Mundo

Governo de Israel aprova cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza

Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas foi mediado pelo Catar, EUA e Egito, e deve entrar em vigor no...
Read More
Esportes

Bahia decide rescindir contrato com patrocinadora máster Esporte da Sorte

A casa de aposta foi autorizada pelo Ministério da Fazenda a atuar no Brasil na última terça-feira (14) Foto: Letícia Martins/EC...
Read More
Política Internacional

Para ‘resgatar’ Hollywood, Trump anuncia Voight, Mel Gibson e Stallone como embaixadores

Presidente eleito afirma que trio vai recuperar a ‘era de ouro’ do cinema norte-americano Trump e os 'embaixadores especiais' Stallone,...
Read More
Política

Mais de 11 mil advogados criticam decisão de Moraes que impediu Bolsonaro de comparecer à posse de Trump

'STF já autorizou que réus em processos de grande repercussão, exercessem seu direito de viajar ao exterior', constataram Os presidentes...
Read More
Feira de Santana

Procon fiscaliza Feira do Livro Usado em Feira de Santana

Foto: Izinaldo Barreto Na tarde desta quinta-feira (16), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira...
Read More
Feira de Santana

Divulgados resultados definitivos das provas práticas e TAF do concurso público da Prefeitura

Foto: Jorge Magalhães A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Administração, divulgou nesta sexta-feira (17),...
Read More
Feira de Santana

Ministro do TCU apresenta os passos necessários para governança no início de governo

Nesta sexta-feira (17), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, esteve em Feira de...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Messi ergue troféu da Copa do Mundo como campeão pela Argentina - Divulgação/Fifa
Messi ergue troféu da Copa do Mundo como campeão pela Argentina Imagem: Divulgação/Fifa

Disputada a cada quatro anos, a Copa do Mundo é capaz de mudar o rumo das carreiras dos maiores jogadores do planeta. Com o fim do Mundial de 2022, o UOL escolheu cinco estrelas que saíram do Qatar maiores do que entraram; e cinco astros que deixaram o torneio em baixa, pelos mais diversos motivos.

QUEM SAI MELHOR

Lionel Messi – 35 anos (Argentina/PSG), campeão – 7 gols, 3 assistências

O nome da Copa do Mundo. Campeão, melhor jogador e líder de uma Argentina que soube renascer na competição após estrear com derrota para a Arábia Saudita.

O craque argentino chegou ao Qatar para seu quinto Mundial e deixou o torneio com a taça que perseguia desde 2006, quebrando pelo caminho o recorde de partidas disputadas na principal competição do futebol mundial, com 26.

A Copa dos sonhos de Messi teve ainda o recorde de gols dele em uma única edição do torneio. Foram 7, dois deles na final, chegando a 13 em Copas do Mundo e superando o número de Pelé (12 gols em quatro participações).

Agora, a grande dúvida é sobre o futuro do camisa 10 em clubes, já que ele mesmo disse que a Copa-22 seria o fim da linha pela seleção. Com contrato no PSG até julho de 2023, ele tem proposta do Inter Miami, equipe de David Beckham na MLS.

mbappe - Divulgação/Copa do Mundo da Fifa - Divulgação/Copa do Mundo da Fifa
Mbappé marcou três gols na final e bateu recordes na CopaImagem: Divulgação/Copa do Mundo da Fifa

Kylian Mbappé – 23 anos (França/PSG), vice-campeão – 8 gols, 2 assistências

O bicampeonato mundial não veio, mas Kylian Mbappé sai da Copa do Mundo maior do que entrou. Com os 8 gols marcados no Qatar, ele foi o artilheiro da competição, e o maior goleador dos últimos 20 anos (Ronaldo também marcou 8 em 2002).

Além disso, o camisa 10 francês estabeleceu marcas históricas após a decisão do título: ele tornou-se apenas o segundo jogador a marcar três gols em uma final, e é o único da história a marcar quatro vezes em decisões. Tudo isso aos 23 anos.

Dono de um contrato com o PSG que faz dele o jogador mais bem pago do mundo, o francês continuará nos holofotes pelas próximas temporadas, e deve chegar à Copa do Mundo de 2026, aos 27 anos, como um dos grandes nomes do futebol mundial.

No próximo torneio, ele terá um objetivo claro pela frente: tornar-se o maior artilheiro da história das Copas. Atualmente, Mbappé tem 12 gols marcados — o líder da estatística é o alemão Miroslav Klose, com 16.

modric - REUTERS/Lee Smith - REUTERS/Lee Smith
Luka Modric com a medalha de terceiro colocado no peitoImagem: REUTERS/Lee Smith

Luka Modric – 37 anos (Croácia/Real Madrid), 3º colocado

Aos 37 anos, o meio-campista croata encerra a Copa do Mundo como personagem de culto entre os amantes do futebol. Se a Bola de Ouro de 2018 foi questionada, o desempenho no Mundial de 2022 não deixou dúvidas de que Modric é um dos grandes craques desta geração.

Com uma atuação de gala contra o Brasil, o veterano ajudou os croatas a irem muito além da maioria das previsões do início do torneio. A jornada da equipe de Zlatko Dalic acabou com um terceiro lugar, e a festa de Modric ao receber sua medalha de bronze virou uma das imagens da Copa do Mundo.

O futuro da carreira de Modric ainda é incerto. Esperava-se que, depois da Copa do Mundo, ele anunciasse a aposentadoria da seleção croata, mas ocorreu o contrário: o meio-campista disse que ainda tem vontade de defender o país e continuará disponível para os próximos jogos.

dibu - ODD ANDERSEN / AFP - ODD ANDERSEN / AFP
Dibu Martínez dança após defender pênalti na final da CopaImagem: ODD ANDERSEN / AFP

Emiliano Martínez – 30 anos (Argentina/Aston Villa), campeão

O título argentino na Copa do Mundo só foi possível graças ao goleiro, que defendeu um chute de Kolo Muani no último lance da prorrogação na final e ainda pegou o pênalti cobrado por Kingsley Coman. Com justiça, foi eleito o melhor do torneio na posição.

Hoje unanimidade na Argentina e no Aston Villa, Martínez passou quase uma década na Europa longe do radar da seleção. Entre 2010 e 2020 ele teve contrato com o Arsenal e foi emprestado para seis clubes, tendo poucas chances em parte deles.

“Dibu”, como é conhecido pelos argentinos, chegou à Copa considerado o melhor do país na posição na última década, mas sai do Qatar muito maior. Ele entra para a lista de heróis do futebol argentino. Nenhum goleiro jamais foi tão importante para um título do país em Mundiais — nem mesmo os míticos Ubaldo Fillol e Neri Pumpido.

ziyech - Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images - Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images
Hakim Ziyech, do Marrocos, foi um dos destaques da CopaImagem: Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images

Hakim Ziyech – 29 anos (Marrocos/Chelsea), 4º colocado – 1 gol, 1 assistência

O craque da seleção de Marrocos nem sabia se disputaria a Copa do Mundo três meses antes do torneio. Ele estava encostado no Chelsea e brigado com o técnico bósnio Vahid Halilhodzic.

A troca no comando do time trouxe de volta o camisa 7, que não apenas foi convocado, como tornou-se a referência do time que surpreendeu e encantou o mundo, tornando-se o primeiro selecionado africano a alcançar uma semifinal.

Quarto colocado na Copa com os marroquinos, Ziyech volta a reivindicar o status de três anos atrás, quando brilhou no Ajax semifinalista da Champions League. Nos últimos dias, a imprensa europeia já noticiou que Milan e Tottenham querem contratar o habilidoso ponta-direita.

ronaldo - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Cristiano Ronaldo olha para Fernando Santos antes de entrar na partida entre Portugal e SuíçaImagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

QUEM SAI PIOR

Cristiano Ronaldo – 37 anos (Portugal/sem clube), quartas de final – 1 gol

Em sua quinta Copa do Mundo, o astro português viveu alguns de seus piores momentos com a seleção. Antes mesmo da viagem ao Qatar, uma entrevista polêmica ao jornalista Piers Morgan colocou o atacante em evidência por suas críticas ao elenco e ao treinador do Manchester United, Eric ten Hag.

Durante a Copa, o clube inglês anunciou o rompimento do contrato com o camisa 7. A temporada sem brilho pelo clube estendeu-se ao longo do Mundial. Substituído durante os três primeiros jogos, ele foi parar no banco de reservas durante o mata-mata e não evitou a derrota para Marrocos nas quartas de final.

O que se viu em campo foi um Ronaldo pouco potente fisicamente, e sem o poder de decisão que exibiu em quase duas décadas de carreira. O único ponto positivo foi o gol de pênalti marcado na estreia, contra Gana, que fez do português o primeiro homem a marcar em cinco Copas do Mundo. Após a final, ainda perdeu terreno na eterna discussão sobre quem é o melhor jogador deste século, com o título de Lionel Messi.

A cena de Ronaldo saindo de campo chorando após a derrota para os marroquinos foi uma das mais marcantes do torneio. Nas próximas semanas, ele deve decidir o seu futuro: a tendência é que saia dos grandes centros europeus e assine um contrato milionário com o Al Nassr, da Arábia Saudita.

neymar - Adrian Dennis/AFP - Adrian Dennis/AFP
Neymar chorando após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do QatarImagem: Adrian Dennis/AFP

Neymar – 30 anos (Brasil/PSG), quartas de final – 2 gols

O desempenho de Neymar na temporada pelo PSG criava a expectativa de que ele, finalmente, poderia brilhar em sua plenitude em uma Copa do Mundo. Depois da lesão nas quartas de final em 2014 e de chegar sem ritmo de jogo a 2018, o Qatar era visto como ponto de virada.

Não foi. E a culpa, de novo, foi de uma lesão. Na reta final da vitória brasileira sobre a Sérvia, Neymar foi atingido no tornozelo direito pelo volante Nemanja Gudelj. A lesão tirou o camisa 10 brasileiro de combate até as oitavas de final.

Na volta, Neymar conseguiu brilhar na goleada contra a Coreia, por 4 a 1. Diante da Croácia, nas quartas de final, ele venceu a limitação física e marcou um golaço na prorrogação, mas acabou não participando da disputa por pênaltis que decretou a eliminação brasileira.

Pela expectativa que havia sobre ele e sobre a seleção, Neymar acaba saindo em baixa da Copa do Mundo sobretudo em comparação com seus dois principais colegas de PSG: Messi foi campeão e craque da Copa, e Mbappé marcou três gols da final e foi o artilheiro da competição.

Em 2026, aos 34 anos, o craque brasileiro terá mais uma chance de buscar o título. Ele ainda não confirmou se continuará na seleção, mas vários companheiros já pediram que ele siga vestindo a amarelinha.

suarez - Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images - Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images
Luis Suarez chorou com a eliminação do Uruguai na Copa do MundoImagem: Maja Hitij – FIFA/FIFA via Getty Images

Luis Suárez – 35 anos (Uruguai/Nacional), primeira fase – 1 assistência

A despedida do grande jogador uruguaio dos últimos anos foi melancólica. Sentado no banco de reservas após ser substituído, Luis Suárez chorava ao ver que a vitória do Uruguai contra Gana não bastava para ir às oitavas de final.

A última Copa de Luisito acabou em apenas três jogos, um deles como reserva, sem nenhum gol marcado. Sem ritmo de jogo, o atacante que foi um dos melhores do mundo nas últimas décadas acabou sendo presa fácil para as defesas adversárias.

Nas próximas semanas, Suárez deve decidir o futuro. Após o fim do contrato com o Nacional de Montevidéu, ele tem propostas do Cruz Azul, do México e de equipes dos Estados Unidos.

bruyne - Ercin Erturk/Getty - Ercin Erturk/Getty
De Bruyne lamenta chance perdida pela Bélgica na partida contra a CroáciaImagem: Ercin Erturk/Getty

Kevin De Bruyne – 31 anos (Bélgica/Manchester City), primeira fase

O principal jogador da melhor geração do futebol belga chegou à Copa do Mundo sendo considerado um dos grandes craques dos últimos anos. Maestro do Manchester City de Pep Guardiola, exemplo de meio-campista completo, que ocupa espaços, dá assistências e faz gols.

Mas, no Qatar, viu-se muito pouco de Kevin De Bruyne. Nenhum gol, nenhuma assistência e muitos erros, aliados a um time que não esteve bem culminaram com a eliminação ainda na primeira fase, após uma vitória contra o Canadá, uma derrota para Marrocos e um empate diante da Croácia.

Além do desempenho ruim em campo, De Bruyne ainda envolveu-se em polêmicas com os companheiros de equipe. Em uma entrevista antes da Copa, disse que a seleção belga não venceria o torneio porque estava “velha demais”. A frase repercutiu mal no elenco, e foi, segundo a imprensa local, responsável por uma divisão no elenco.

Após a Copa, De Bruyne tentará recuperar o protagonismo no Manchester City. Ele ainda não confirmou se continuará na seleção durante o próximo ciclo.

benzema - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Karim Benzema foi afastado por lesão e não entrou em campoImagem: FRANCK FIFE / AFP

Karim Benzema – 34 anos (França/Real Madrid), vice-campeão (não jogou)

Melhor jogador do mundo na temporada 2021/22, Benzema era apontado como o grande reforço da seleção francesa na disputa pelo terceiro título. Só que uma lesão às vésperas da estreia fez com que ele fosse descartado pelo técnico Didier Deschamps para a disputa da Copa do Mundo.

O atacante deixou o Qatar e voltou para Madri, mas a recuperação da lesão permitiu que ele voltasse aos treinos e até jogasse um amistoso pelo clube espanhol. A partir de então, alimentaram-se rumores que Deschamps o chamaria de volta para a reta final da Copa, o que nunca aconteceu.

Sem participar da campanha do vice-campeonato, Benzema perdeu aquela que poderia ser sua última chance de conquistar um título — em 2018 ele estava afastado da seleção por problemas extracampo.

Além de perder a chance, ele ainda viu seu substituto, Olivier Giroud, marcar quatro gols na Copa, e assistiu à explosão em Mbappé como um astro ainda maior a nível mundial. Na volta aos jogos oficiais pelo Real Madrid, ele também terá de lutar por uma vaga no time titular: o ataque nos últimos jogos teve Vini Jr., Rodrygo e Federico Valverde.

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: