Com grande pesar Feira de Santana se despediu no dia 8 deste mês, de uma das mais queridas figuras da comunidade, o escritor José Batista Freitas de Mattos, popularizado como “O Pagador de Promessas”, devido às diversas caminhadas realizadas, pagando promessas pela saúde e carreira política do ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães, seu amigo pessoal, bem como em defesa do Esporte Clube Vitória, clube do seu coração, no qual chegou a atuar como promissor lateral direito na equipe juvenil.
Autor do livro “ACM, O MITO” abordando a vida do destacado político baiano, José Batista, natural de Oliveira dos Campinhos, Santo Amaro – Bahia, mas radicado em Feira de Santana desde os oito anos de idade, muito cedo demonstrou interesse pela política. Na primeira obra literária, externou sua admiração pelo feirense João Durval Carneiro, lançando em 1985 o trabalho biográfico “Um Sertanejo no Governo”.
Batista realizou diversas caminhadas entre Feira/Salvador, São Paulo/Aparecida, Salvador/Brasília e havia projetado percorrer o “Caminho de Santiago” na Espanha, como sua primeira caminhada internacional, o que não chegou a concretizar.
O escritor santamarense faleceu no dia 7 de novembro no Hospital Geral de Camaçari, onde estava em tratamento médico, e foi sepultado na manhã do dia seguinte, no Cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins, o ex-deputado federal e atual secretário municipal, Sérgio Carneiro, vereadores, empresários, profissionais da comunicação e amigos, ao lado de membros de sua família, estiveram presentes para homenageá-lo.
* Por Zadir Marques Porto – Jornalista.
Folha ddo Norte