ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Grandes atrações marcam o aniversário de Anguera

Comemorando os 63 anos do município de Anguera, as noites dos dias 19 e 20 de novembro foram marcadas por...
Read More
Polícia

Homem em situação de rua é morto a tiros em Feira de Santana

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade Na manhã desta quinta-feira (21), um homem ainda não identificado, foi assassinado a tiros na rua...
Read More
Feira de Santana

Câmara deve votar ainda este ano projeto de reajuste salarial para os vereadores; salários podem chegar a 26 mil

A Câmara Municipal de Feira de Santana deve votar ainda este ano o projeto de reajuste salarial para os vereadores,...
Read More
Outros

Blitz educativa alerta população no combate à dengue

Foto: Thiago Paixão Com o objetivo de ampliar o combate à dengue e conscientizar a população sobre os cuidados necessários...
Read More
Famosos

80 milhões de dólares: o preço da separação de Meghan e Harry

Desde que o príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram sua saída da família real britânica, suas vidas passaram por uma série de...
Read More
Podcast

Podcast! Escreveu, Falou desta quinta-feira (21)

Com Frei Jorge Rocha Tema: Expressão antibactericida Confira:
Read More
Outros

Após ser indiciado por tentativa de golpe, Bolsonaro ataca Moraes e diz que vai esperar seu advogado para fazer mais comentários

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta quinta-feira (21) após ter sido indiciado pela Polícia Federal por três crimes: tentativa de golpe...
Read More
Brasil

Governo Tarcísio é aprovado por quase 70% dos paulistas, informa Paraná Pesquisas

O presidente Lula, por sua vez, tem a aprovação de pouco mais de 40% O governador de São Paulo, Tarcísio...
Read More
Brasil

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 por suposta tentativa de golpe de Estado

Relatório de mais de 800 páginas cita ainda abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa O ministro...
Read More
Feira de Santana

Marcada para 6 de dezembro licitação para decoração natalina

A Prefeitura de Feira de Santana publicou a licitação para contratar pessoa jurídica para implantação da iluminação e decoração provisória...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Dono do Twitter/X diz que vai retirar bloqueios de perfis e questiona ministro do STF — que permanece em silêncio

Elon Musk usando terno bege com camisa branca
‘Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil’, escreveu Elon Musk, referindo-se a Alexandre de Moraes | Foto: Divulgação/Freepik 

O dono do Twitter/X, Elon Musk, está disposto a desafiar a censura imposta aos brasileiros pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais, na noite deste sábado, 6, o bilionário avisou que pretende retirar todas as restrições aos perfis brasileiros na plataforma.

“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil”, escreveu Elon Musk. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”

Cerca de 30 minutos antes, a conta oficial do Twitter/X informou que a Justiça do Brasil determinou o bloqueio de perfis populares no país. “Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou Elon Musk, referindo-se à decisão judicial.

Em nota, o Twitter/X alega que foi forçado a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, explicou a empresa, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.

A plataforma comunicou que a determinação também a impede de revelar quais perfis foram afetados. “Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem”, alegou. “Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil e contestaremos legalmente as ordens no que for possível.”

No fim do comunicado, o Twitter/X afirma que “o povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, tem direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades”.

Desafio de Elon Musk a Alexandre de Moraes gera repercussão no Twitter/X

Diversos perfis populares no país comentaram a decisão de Elon Musk. O empresário Leandro Ruschel, por exemplo, celebrou a atitude do dono do Twitter/X.

A comentarista política Ana Paula Henkel, colunista de Oeste, também parabenizou a atitude do bilionário sul-africano.

O economista Marcos Cintra também se pronunciou. “Agora o mundo desperta para essa triste realidade por obra e graça de Elon Musk”, afimou.

O jornalista Adalberto Piotto, comentarista do programa Oeste Sem Filtro, elogiou a decisão do dono do Twitter/X. “Sabe que pode ter prejuízo comercial, mas em nome da liberdade de expressão e contra a censura ilegal diz: ‘Os valores são mais importantes que os lucros’.”

O editor-executivo de Oeste, Silvio Navarro, disse que hoje é um dia histórico para a liberdade de expressão e dos direitos civis.

Elon Musk pergunta a Alexandre de Moraes: “Por que tanta censura no Brasil?”

Mais cedo, os usuários que acessaram o Twitter/X viram Elon Musk interpelar Alexandre de Moraes sobre a escalada de autoritarismo no país.

“Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”, perguntou Elon Musk, no tuíte em que o magistrado parabeniza Ricardo Lewandowski por sua chegada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As indagações de Elon Musk ocorrem dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.

Ao apresentar o tema aos internautas do Twitter/X, Shellenberger avisa que Moraes e o Tribunal Superior Eleitoral foram responsáveis por ilegalidades e restringiram a liberdade de expressão no país.

Violação de dados particulares de usuários e tentativa de usar políticas de moderação de conteúdo contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro são outras alegações levantadas pelo jornalista.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: