ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR manifestaram vontade de sair do PL

O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania informou nesta segunda-feira (25) que os deputados estaduais Victor Azevedo...
Read More
Mundo

‘Clinicamente morta’, mãe acorda e descobre que deu à luz trigêmeas

Marisa e o marido, Dylan, e as três filhas, Charlotte, Collins e Kendall, ainda no hospital Imagem: Arquivo pessoal A americana...
Read More
Brasil

Vaca brasileira se torna a mais cara do mundo ao atingir R$ 24 milhões em leilão no Paraná

Carina FIV do Kado é nova vaca brasileira a atingir recorde mundial — Foto: Casa Branca Agropastoril  🐄 O Brasil...
Read More
Política Internacional

Quem é Yamandú Orsi, pupilo de Mujica que será o próximo do presidente do Uruguai

Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai — Foto: Santiago Mazzarovich / AFP  Eleito neste domingo (24) com 49,3%...
Read More
Bahia

Acidente com ônibus na BR-324 deixa dez feridos em Candeias

Segundo o Corpo de Bombeiros, os passageiros não correm risco de morte Foto: Reprodução/TV Bahia Um ônibus tombou na BR-324,...
Read More
Economia

Mercado projeta juros mais altos em 2025

Boletim Focus prevê Selic a 12,25% ao ano, ante estimativa de 12% na semana anterior Os analista de mercado que...
Read More
Esportes

Série B: veja quem subiu para a Série A e quem caiu para a Série C

Rodada final determina últimos três acessos para a Série A da próxima temporada; rebaixados para a Série C já haviam...
Read More
Esportes

No apagar das luzes, Bahia arranca empate com o Athletico-PR na Fonte Nova

O Bahia ampliou o jejum e chegou ao sétimo jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (24),...
Read More
Feira de Santana

Operação no Novo Horizonte apreende motores automotivos em Feira de Santana

Na manhã deste domingo (24), a Polícia Militar de Feira de Santana, com apoio da Polícia Civil e do Comando...
Read More
Feira de Santana

Vítima de tiros morre na policlínica do George Américo

Átila Avelino da Cruz, de 29 anos, foi assassinado na tarde deste domingo (24) na Estrada de Jaguara, localizada no...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Foto: Sara Silva 

Os alunos que não desenvolveram habilidades serão inseridos em atividades de complementação escolar 

Maior oferta de vagas nas escolas de tempo integral, reforço escolar, fortalecimento da educação infantil, alfabetização no período regular, a oferta da matrícula na idade razoável da criança e finalmente o cumprimento de metas do Plano Municipal de Educação. Estes são algumas das principais metas da Prefeitura de Feira de Santana para o ano letivo de 2022, que terá início em 21 de março.

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 exigiu uma série de mudanças na Educação em todo o mundo. No cenário nacional e também em Feira de Santana não foi diferente. Neste contexto, a alfabetização tornou-se uma das etapas mais afetadas, segundo o estudo realizado pela ONG Todos pela Educação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostrou que mais de 41% das crianças entre 6 e 7 anos não aprenderam a ler e escrever.

Por essa razão, a Secretaria de Educação aprimorou o planejamento e vai investir em ações que busquem minimizar as consequências desse período atípico e priorizar o desenvolvimento da aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim, definiu as prioridades. Os alunos que não conseguiram desenvolver habilidades e competências compatíveis com o ano escolar serão inseridos em atividades de complementação escolar.

As atividades serão oferecidas no turno oposto às aulas, em ciclos presenciais, orientados por professores e estagiários, contando também com a mediação de recursos multimidiáticos disponibilizados pela Seduc. A nova estratégia será implementada de forma gradual nas escolas.

MAIS 800 VAGAS EM CRECHES

Em breve, a Secretaria de Educação entregará mais quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), permitindo o incremento de mais 800 novas para crianças de 2 a 5 anos em quatro bairros populosos da cidade.

As crianças de 2 e 3 anos serão assistidas em tempo integral na maioria dos Centros de Educação Infantil. Os CMEIS atendem à primeira etapa da educação básica, segmento que contribui para o fortalecimento do processo de alfabetização. É uma etapa imprescindível para a aprendizagem.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um investimento mais incisivo neste período da Educação Básica permite que os alunos cheguem ao Ensino Fundamental com mais autonomia, conhecimento, experiências e com objetivos de aprendizagem necessários para o desenvolvimento integral.

Outro avanço importante é que a definição destas medidas prioritárias sintoniza o município também com as metas do Plano Municipal de Educação (PME). Dentre as principais metas estão: a universalização da educação infantil/pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade; a ampliação de vagas em creches para crianças de dois e três anos; e a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: