Uma manhã de diversão, saúde e aventuras em um novo idioma. O Dia do Estudante foi cheio de novidades no Centro Municipal de Educação Infantil Profº. Drº. Edivaldo Machado Boaventura nesta quinta-feira, 11. A prefeitura de Feira aproveitou a data para apresentar duas iniciativas que vão abranger a educação infantil no município e também distribuir materiais didáticos.
Neste dia especial, o projeto piloto de ensino de inglês para crianças a partir dos dois anos, que estudam nos CMEIs, foi anunciado. Como apresentação da proposta, as crianças tiveram o primeiro contato com o idioma através de oficinas de contação de história, experiências científicas e muita conversação. Os pais dos estudantes participaram do anúncio das iniciativas.
“Acho muito legal as crianças conhecerem essas temáticas logo. Não imaginava que tão cedo minha filha pudesse aprender inglês, é gratificante saber que nossas crianças estão aprendendo um pouco de cada coisa numa escola pública municipal. Uma boa surpresa”, disse a mãe da pequena Maria Valentina, de apenas dois anos, Mirela Santana do Nascimento.
O projeto “Amigos do Sorriso” também foi anunciado e já colocado em prática nesta quinta-feira. Esta é uma parceria com o curso de Odontologia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), que tem como objetivo orientar as crianças a terem um sorriso saudável desde a infância. Além da orientação de como realizar a higiene bucal corretamente, os estudantes receberam kits para colocar o aprendizado em prática.
O Nicolas Marques, do Grupo 4, contou que sabe escovar os dentes direitinho, por isso foi logo mostrar como faz na “boca gigante” que os parceiros levaram para a demonstração da escovação. Ele disse que “tem que cuidar direitinho para não ficar com nenhum bichinho nos dentes”
O prefeito Colbert Martins enfatizou que essas ações são importantes para aperfeiçoar a educação no município. Segundo Colbert, o governo “está disposto a proporcionar o melhor para os estudantes”.
A secretária de Educação, professora Anaci Paim, explicou que a infância é uma fase propícia para o aprendizado.
“São oportunidades para nossas crianças, muitas vezes distantes da realidade das famílias, como aprender um idioma. Precisamos fornecer alternativas para que elas se desenvolvam e tenham acesso a ferramentas que farão toda a diferença no futuro”, disse a secretária.
Anaci ainda destacou que toda comunidade escolar está mobilizada neste dia do estudante com atividades lúdicas e interativas, que incentivam o desenvolvimento pedagógico. Também mostram a relevância do aluno no aprendizado.
*Secom