O desembargador Eduardo Siqueira, flagrado em vídeo humilhando um guarda civil municipal após ser abordado por não usar máscara na orla de Santos (SP), foi flagrado novamente desrespeitando o decreto. As imagens que mostram o magistrado sem máscara em uma praia da cidade foram obtidas hoje (6) pelo portal G1.
Ao ser questionado sobre o assunto, Siqueira não negou que estava no local e ainda debochou dos guardas, alegando que ‘não dá bola’ e que eles ‘poluem a praia’.
O registro foi feito na manhã de ontem (5), por uma moradora que não quis se identificar. Ela relata que o desembargador estava caminhando pela faixa de areia, com a máscara no pescoço, enquanto falava ao celular, do Canal 4 até o Canal 5. A cena durou cerca de 20 minutos.
“Passou a Rua General Rondon, avistou uma viatura da GCM, deu meia volta e colocou a máscara”, descreve.
A moradora ainda relatou que outras pessoas que passavam observaram o desembargador, que teve o vídeo amplamente divulgado, gerando uma repercussão negativa por conta da conduta com os guardas municipais. O comportamento rendeu até a abertura de uma investigação.
Em áudio enviado ao G1, Siqueira afirmou que a moradora deveria fazer uma acusação por escrito, autenticada, para que seja verificado se é ele. Ele ainda debochou dos guardas municipais.
“Uma coisa que eu ignoro são essas viaturas da guarda, esses meninos para cima e para baixo. Não dou a menor bola para eles, é um desprazer ver eles estragando, destruindo, poluindo a praia”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que, desde o último dia 18 de julho, a Guarda Civil Municipal não realizou abordagem ou aplicação de multa pelo não uso de máscara facial ao cidadão.