Enquanto corre em justiça as investigações sobre compras de respiradores, o deputado estadual Davi Maia (DEM), de Alagoas, fez duras críticas Consórcio do Nordeste, presidido pelo governador Rui Cosat (PT).
Nesta quarta-feira (05), em entrevista concedida ao site Política ao Vivo, Davi Maia pontuou que o Consórcio do Nordeste, “como ferramenta de gestão pública é importante e até fundamental, porque temos pautas que são comuns entre os 9 estados do Nordeste”, mas “a gestão pública do Consórcio foi completamente desvirtuada pelos governadores.
Para o parlamentar, os governadores da região deveriam se reunir mais vezes para pensar em pautas comuns a todos os Estados, e “não somente para fazerem carta de repúdio ao governo Bolsonaro e suas políticas públicas”.
“Na minha opinião, o consorcio só serve para empregar petistas desempregados. O governador da Bahia resolveu dar emprego a todo mundo”, falou. O governador Rui Costa (PT) é o presidente do Consórcio do Nordeste desde a sua criação, no ano passado.
“Muitos nordestinos morreram pela falta de respiradores. E mais do que isso: está comprovado que existe uma quadrilha roubando os estados nordestinos, com o envolvimento do secretário da Casa Civil do governo da Bahia. Deixou de ser um consórcio e passou a ser uma quadrilha para roubar os pobres estados do nordeste”, falou o deputado. Ele se referiu à demissão de Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil da Bahia, após ser citado em depoimento da Operação Ragnarok, que apura a compra malsucedida de respiradores.
“Em três tribunais de contas do Nordeste já existe algum tipo de investigação sobre as compras do Consórcio do Nordeste. Mas os governadores não falam. […] Eu não sei por que o medo de prestar contas”, completou o parlamentar.