Cuba tem se destacado no combate à pandemia do novo coronavírus. O país da América Central vem utilizando doses baixas de hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 ainda no estágio inicial. Os moradores do país também têm seguido as medidas de controle estabelecidas pelo sistema de saúde estatal.
Além da hidroxicloroquina, outros cinco medicamentos estão sendo usados no tratamento contra o novo coronavírus. Alguns deles foram usados no tratamento da dengue e do câncer.
Com isso, pela primeira vez em 130 dias, Cuba anunciou ontem (19) que não há novos casos domésticos de covid-19, à medida que a maior parte do país passou para a fase final visando à retomada de atividades, com uso de máscaras e distanciamento social.
O chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar a boa notícia. No último sábado (18), ele fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.
Apenas alguns casos de covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana. A maior parte da ilha do Caribe, onde vivem 11,2 milhões de habitantes, está livre da doença há mais de um mês.
O distanciamento social e o uso de máscaras permanecem obrigatórios na maioria das circunstâncias.