A missão da Coreia do Sul para ir às oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar era difícil. Precisava vencer Portugal e torcer por placares específicos em Gana x Uruguai. Mas os resultados aconteceram, e os sul-coreanos conseguiram uma classificação épica ao vencer os portugueses de virada por 2 a 1, no estádio Cidade da Educação, com um gol histórico marcado já nos acréscimos por Hwang Heechan —após linda assistência de Son. O time de Cristiano Ronaldo, mesmo com derrota, avançou em primeiro do Grupo H.
A classificação da Coreia foi confirmada de maneira dramática já após o apito final da vitória sobre Portugal. Mas o cenário era diferente até o gol salvador. O Uruguai vencia Gana por 2 a 0 e era quem avançava em segundo da chave. Porém, a finalização certeira de Heechan mudou tudo. Já nos acréscimos, Son, o astro do Tottenham, puxou contra-ataque e esperou o momento exato para servir o companheiro, que por pouco não ficou impedido. O atacante, que tinha entrado no começo do segundo tempo, mostrou frieza na frente de Diogo Costa e virou a partida.
Com o apito final, coube aos sul-coreanos esperar o fim do outro jogo para fazer a festa no estádio Cidade da Educação. Depois de minutos que pareceram horas, o apito final de Uruguai 2 x 0 Gana veio, e o time asiático enfim pôde comemorar. Desta forma, os sul-coreanos garantiram vaga no critério de desempate, por gols-pró. Com os mesmos pontos (4) e saldo (0) dos sul-americanos, o time asiático levou a melhor por ter feito mais gols (4 contra 2) na fase de grupos.
A Coreia do Sul agora aparece como provável candidata a adversária da seleção brasileira nas oitavas de final. A definição do Grupo G acontece daqui a pouco, a partir das 16h (de Brasília). Já classificado, o Brasil lidera a chave com seis pontos e pode seguir na ponta até mesmo em caso de derrota para Camarões. Suíça e Sérvia duelam na outra partida no mesmo horário.
Quem ficar em primeiro, encara a Coreia nas oitavas, às 16h, de segunda-feira (5). O segundo colocado será o adversário de Portugal em jogo marcado para as 16h de terça-feira (6).
Com o resultado, Portugal tropeça pela primeira vez depois de iniciar o Mundial com duas vitórias. Com isso, o Brasil é a única seleção que pode terminar a primeira fase da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento. Para isso, basta vencer Camarões.
… Portugal tratou de complicar ainda mais. Com apenas cinco minutos de jogo, Dalot desceu pela direita após longo lançamento de Pepe, limpou Kim Jinsu, chegou até a linha de fundo e rolou para Ricardo Horta, que, vindo de trás, bateu de primeira no canto para abrir o placar. Assim, a Coreia, que tinha a vitória como obrigação, passou a precisar de, pelo menos, dois gols (sem levar nenhum) para continuar com alguma chance de classificação.
Precisando dos gols, a Coreia reagiu e chegou a balançar a rede aos 16min, com Kim Jinsu aproveitando rebote após cabeceio do companheiro em escanteio. Porém, o assistente assinalou impedimento e o gol não valeu.
Mas não demorou para os sul-coreanos voltarem a comemorar, desta vez pra valer. Em novo escanteio, Cristiano Ronaldo cochilou dentro da área, a bola bateu em suas costas e sobrou limpa para Kim Younggwon, livre, empurrar para as redes.
Mais agressivo que Portugal, especialmente apos a saída de Cristiano Ronaldo no segundo tempo, o time sul-coreano passou a controlar o jogo e criou algumas chances. Mas ainda não era hora…
Com o placar de 2 a 0 a favor do Uruguai no outro jogo, o time asiático precisava de um gol para ir às oitavas, pois levaria a melhor sobre os sul-americanos nos gols-pró. E o gol veio, já nos acréscimos, com Heechan após lindo passe de Son.
Com o apito final, os sul-coreanos ficaram reunidos dentro de campo enquanto esperavam o apito final de Uruguai 2 x 0 Gana. A torcida deu certo, e os asiáticos deram início à festa.
Cristiano Ronaldo entrou em campo precisando de um gol para igualar o recorde do lendário Eusébio como maior artilheiro de Portugal na história das Copas, com oito gols. Esta marca, porém, ainda terá de esperar. CR7 até teve chances para balançar as redes, mas não esteve em seus melhores dias e foi substituído na metade do segundo tempo, já sendo poupado para as oitavas.
Coreia do Sul 2 x 1 Portugal
Competição: 3ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha(QAT)
Data e hora: 2 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)
Cartões amarelos: Lee Kangin (Coreia do Sul)
Gols: Ricardo Horta (Portugal), aos 5min, Kim Younggwon (Coreia do Sul), aos 27min do primeiro tempo; Hwang Heechan, aos 46min do segundo tempo
Coreia do Sul: Kim Seunggyu; Kim Moonhwan, Kwon, Kim Younggwon (Son Junho) e Kim Jinsu; Jung e Hwang; Lee Kangin (Hwang Uijo), Lee Jaesung (Hwang Heechan) e Son; Cho Guesung (Cho Yumin). Técnico: Paulo Bento
Portugal: Diogo Costa; Dalot, Pepe, António Silva e João Cancelo; Rúben Neves (João Palhinha), Matheus Nunes (Rafael Leão) e Vitinha (Bernardo Silva); João Mário (William Carvalho), Ricardo Horta e Cristiano Ronaldo (André Silva). Técnico:Fernando Santos
Informações UOL