Roer unhas, morder os lábios ou levar a caneta à boca são hábitos comuns em nossa rotina, mas é importante estar ciente de que eles podem ter consequências negativas para a saúde bucal.
A Dra. Tatiana Guzzo, especialista em estética do Instituto Bibancos de Odontologia, alerta sobre os riscos desses comportamentos e como eles podem afetar a beleza do sorriso.
Aqui estão alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos dentes:
Roer unhas: Esse hábito desgasta a ponta dos dentes, tornando-os mais sensíveis. Além disso, pode levar à redução do tamanho dos dentes, afetando a estética.
Colocar canetas na boca: Além de desgastar os dentes, o movimento contínuo de alavanca ao morder uma caneta pode causar o que chamamos de “mordida aberta”, onde os dentes superiores não se encaixam corretamente com os inferiores.
Apertar ou morder os lábios: Essa prática pode machucar os lábios e também alterar a mastigação, a deglutição e a fala, deixando-os irritados e rachados.
Chupar limão: O limão é extremamente ácido, e consumi-lo em excesso pode aumentar significativamente o risco de erosão no esmalte dos dentes e expor a dentina.
Chupar balas de hortelã: Passar o dia todo com uma bala na boca, especialmente quando ela fica embaixo da língua, pode causar queimaduras na mucosa e lesões semelhantes a aftas.