Divulgação aconteceu na manhã desta terça-feira (19)
As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram em Feira de Santana na manhã desta terça-feira (19). Foram trazidas para a cidade 9 mil doses da Coronavac. A pós a chegada, foi realizada uma entrevista coletiva par apresentar o Plano de Vacinação Municipal.
A coletiva aconteceu de on-line e teve a participação do prefeito Colbert Martins, do secretário de Saúde Edval Gomes e da infectologista Melissa Falcão.
Na primeira fase serão imunizados os profissionais que trabalham nas urgências, emergências e UTI’s de hospitais públicos e privados que lidam diretamente com pessoas infectadas pela doença. Segundo o secretário de Saúde Edval Gomes, nessa primeira etapa, idosos que estão em casas de acolhimento também serão vacinados.
“Além dessa primeira etapa que inclui os trabalhadores da emergência e urgência, vamos vacinar aquelas pessoas que estão no Lar do Irmão Velho, no Dispensário Santana e semelhantes. Nós temos 103 unidades capacitadas e preparadas para a vacinação, nós temos Drive-tru, nós temos transporte móvel para a vacinação nos distritos. Todo esse arsenal estará a disposição da nossa cidade. Todo esse conjunto de estratégia será colocado em prática. Vamos garantir a segunda dose da vacina”, disse o secretário.
De acordo com o prefeito Colbert, a vacinação será feita nos locais de trabalho dos profissionais de saúde, mas que i inicialmente apenas pra os trabalhadores que lidam diretamente com infectados pela Covid-19.
“Começamos hoje com o pessoal de urgência e emergência. Por serem os mais expostos, prioritariamente vão receber essas doses. Não se desloquem, porque as doses serão para quem trabalha na urgência e na UTI, e serão aplicadas no local de trabalho”, afirmou.
Para que não haja irregularidades como vacinação de pessoas fora do grupo prioritário, o secretário afirma que cada pessoa que for vacinada será identificada através de nome e CPF.
“Nós garantiremos que não haja perda, desvio e nem mal uso da vacina. Nessa primeira fase faremos com os dados individuais, temos a relação de todos os profissionais, por nomes e CPF’s”, disse ele.
Cerca de 450 mil pessoas no total serão imunizadas em Feira de Santana, de acordo com o prefeito. Há ainda a expectativa de que em 6 meses todas essas pessoa já estejam imunizadas.
Veja abaixo como será o cronograma de vacinação por etapas:
Primeira etapa
9 mil Profissionais da Saúde: Emergência e UTIs
250 Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
Segunda etapa
8.701 Idosos de 75 e mais
26 mil Demais Trabalhadores da Saúde
FASE 2
48.615 Idosos de 60 a 74 anos
FASE 3
50 mil Pessoas com comorbidades
FASE 4
2.909 Professores
3.189 Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Polícia Rodoviária Federal
385 Funcionários do Sistema Prisional
957 Profissionais do Transporte Coletivo
367 Pessoas com deficiência
2.325 Profissionais de transportes e Rodoviários de carga
99 Privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa
LOCAIS DE VACINAÇÃO
103 Unidades de Saúde
3 Unidades Drive Thru
1 Unidade Itinerante Consultório na Rua
Aplicações em 6 Instituições de Longa Permanências Para Idosos (asilos e similares) 06 unidades (Nosso Lar, AFAS, Dispensário Santana, Casa de Amparo, Lar do Irmão Velho, Casa de Repouso Saúde e Bem Estar)
Vacinação Domiciliar para acamados e mobilidade reduzida
Unidades públicas e privadas de Hospitais, Policlínicas, UPAs, Clínicas
HORÁRIOS DE VACINAÇÃO
Unidades Básicas de Saúde – Segunda a Sábado, das 08 às 17 horas
Unidades com Programa Saúde na Hora (Parque Ipê 1, 2 e 3, Videiras 1,2 e 3, Campo Limpo 1, 5 e 6) – Segunda a sexta, das 08 às 21 horas
Drive Thru – Domingo das 8h às 16h