Atualmente, o ser humano, para sobreviver aos problemas do cotidiano, precisa de três coisas: terapia, memes e Netflix. Se sempre você se pega pensando que a gasolina está quase na casa dos dez reais, que você vive em um país que tem Bolsonaro como presidente e ainda mora em um mundo onde países com armas nucleares estão tretados, tente abstrair. A Revista Bula te indica alguns “feel good movies” para você não ficar para baixo ou preocupado. Destaques para “O Projeto Adam”, de 2022, de Shawn Levy; “Os Piratas: Em Busca do Tesouro Perdido”, de 2022, de Jeong-hoom Kim; e “Prazer, Kalinda”, de 2021, de Katarzyna Klimkiewicz. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
O Projeto Adam (2022), Shawn Levy
Adam Reed é um garoto de 13 anos que perdeu seu pai há um ano. Um dia, ele encontra um piloto ferido escondido na garagem de sua casa. Este homem misterioso é o próprio Adam muitos anos mais velho, que voltou no tempo para se dedicar a uma missão secreta. Juntos, eles devem embarcar em uma aventura no passado para salvar seu pai. No entanto, há um problema: os dois Adams não se dão nem um pouco bem.
Os Piratas: Em Busca do Tesouro Perdido (2022), Jeong-hoom Kim
No século 14, durante a dinastia Joseon, a capitã de navio Hae-Rang encontra um mapa de um tesouro que havia sido transportado do palácio real e que se perdeu no mar. A bordo também está um grupo de bandidos liderados por Wu-Mu-Chi, autoproclamado o maior espadachim de Goryeo. Eles possuem uma aliança pouco confiável para encontrarem o tesouro perdido e os criminosos planejam tomar o controle do navio de Hae-Rang. A jornada é recheada de trapaças, contratempos e motins.
Prazer, Kalinda (2021), Katarzyna Klimkiewicz
Na Polônia de 1960, Kalina Jedrusik é uma atriz de sucesso com personalidade progressista. Em uma época em que as mulheres devem ser caseiras, enquanto os homens se divertem, Kalina é uma mulher feliz e que não se preocupa em seguir as expectativas da sociedade. No auge de sua popularidade, ela atrai a luxúria dos homens e o desdém das mulheres, que não ousam ser livres como ela. No entanto, quando Kalina rejeita um diretor de televisão, ela enfrenta uma suspensão e tem de ser forte para se manter firme ao que acredita e sem se curvar e pedir desculpas por ter suas próprias vontades e opiniões.
A Incrível História da Ilha das Rosas (2020), Sydney Sibilia
Com ajuda de um amigo, um homem idealista constrói uma ilha fora do território marítimo italiano. Após declarar que o local é uma nação independente, chama atenção de turistas, inclusive pessoas que chegam para pedir cidadania. Conforme o local se torna cada vez mais popular e ele solicita reconhecimento da ONU, outros países se sentem desconfortáveis, especialmente a Itália, que passa a considerá-lo inimigo.
Paddleton (2019), Alex Lehmann
Michael descobre ter um câncer em estágio terminal e confidencia ao seu melhor amigo, que também é seu vizinho do apartamento de cima, Andy. O filme gira em torno dos esforços da dupla em lidar com a dura notícia. Ambos são solteiros e suas vidas giram em torno um do outro. As rotineiras noites no sofá comendo pizza caseira enquanto assistem ao seu filme de kung-fu favorito, depois, jogam “paddleton”, uma brincadeira inventada por eles próprios. A amizade discreta e confortável se tornou essencial na vida de ambos.
Um Banho de Vida (2019), Gilles Lellouche
Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.
Nossas Noites (2017), Ritesh Batra
Louis e Addie são dois idosos viúvos que moram lado a lado há anos. Um dia, Addie faz uma visita inesperada e propõe que eles passem a noite juntos, para que não durmam sem companhia. Sexo não está incluso no convite. À princípio resistente, Louis acaba por aceitar a proposta. Gradualmente, eles permitem se conhecer melhor e um delicado romance surge. A inusitada relação pega famílias e vizinhos de surpresa.
Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe (2017), Noah Baumbach
Harold Meyerowitz é um professor universitário aposentado cuja carreira de escultor nunca decolou. Casado quatro vezes, ele tem um talento especial para irritar as pessoas, em especial, seus três filhos. Danny, o mais velho, acabou de se separar de sua esposa e se mudou para a casa do pai. Quando os outros filhos, Jean e Matthew, aparecem para prestigiar Harold em uma cerimônia que irá celebrar seu talento artístico, o relacionamento disfuncional familiar é aflorado.
The Fundamentals of Caring (2016), Rob Burnett
Trevor é um adolescente de 18 anos com distrofia muscular. Ben é um cuidador cujo primeiro cliente é Trevor. Com expectativa de viver poucos anos, o adolescente gasta seu tempo de frente para a televisão. Ben propõe que os dois façam uma viagem de carro pelo país e Trevor aceita. No meio da estrada, dão carona para Dot, uma jovem rebelde que embarcará com eles nessa aventura. Ao fim da jornada, o trio descobrirá a verdadeira amizade.
Família do Bagulho (2013), Rawson Marshall Thurber
Após ser assaltado por um bando de adolescentes marginais, o traficante David perde o dinheiro de pagar seu fornecedor. Para saldar a dívida com o criminoso, David tem a missão de contrabandear um carregamento de drogas. Então ele convoca a stripper Rose, o aspirante a cliente Kenny, e a adolescente cheia de piercings e tatuagens Casey para fingirem ser sua esposa e filhos. Juntos, a família “Miller” segue em um trailer rumo à fronteira para cumprir a missão.
Informações Revista Bula