A Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, no distrito de Humildes foi reinaugurada oficialmente nesta quinta-feira, 28. A unidade escolar tem 31 anos de criação e teve as dependências do prédio recuperadas para atender os 257 estudantes do grupo 3 (Educação Infantil) até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Além da alegria compartilhada por todos por ali, a reinauguração trouxe reflexões sobre o cuidado. A diretora da unidade, professora Suzana Alves de Almeida, comparou o espaço totalmente reformado com uma árvore que precisa de cuidado para que os frutos sejam colhidos. Essa atenção, segundo a gestora, é refletida em todo suporte proporcionado pelo Governo Municipal para os estudantes.
“Precisamos de estrutura para desenvolver uma educação com ainda mais qualidade e ela veio. Esse ambiente proporciona isso. Aqui na escola trabalhamos para ver os frutos, por isso todos estamos empenhados no mesmo objetivo [prefeitura, equipe gestora e comunidade]”, afirma a diretora.
E um dos frutos da unidade é Laura Lice, do 5º ano. A estudante, de 10 anos, foi muito elogiada ao declamar uma poesia e ler um discurso de agradecimento pela obra em nome de todos os alunos. Ela, que estuda no local desde os 3 anos de idade, encantou a todos com a sua oratória.
“Sinto muito orgulho de estudar aqui. Gostaria de agradecer ao excelentíssimo Prefeito Colbert Martins pela realização da obra em nossa escola, a senhora secretária de Educação, professora Anaci Paim, por garantir a entrega de materiais e equipamentos”, agradeceu Laura Lice.
O prefeito, por sua vez, destacou a felicidade por entregar um prédio novo, equipado e de muita qualidade para os estudantes da unidade.
A escola tem seis salas de aula e uma Sala de Recursos, para o atendimento aos estudantes com deficiência. Com a reforma, todos os ambientes foram revitalizados e a unidade de ensino ganhou um novo depósito, além de todo o mobiliário novo, computadores, Chromebooks, impressora, Smart Tv e outros equipamentos.
Durante o ato de reinauguração, a secretária Anaci Paim apresentou proposições para o avanço da Educação no município. Além de ressaltar a importância de ações conjuntas que estão sendo desenvolvidas, como a integração do Programa Tempo de Aprender, que disponibiliza auxiliares de alfabetização para as turmas de 1º e 2º ano; e o projeto de leitura criado pela Escola Nossa Senhora das Candeias.
E para a festa ficar completa, a comunidade também esteve presente na reinauguração, representada por pais de estudantes. Como Eduardo de Santana Freitas, vigilante, pai de Diogo (5º ano) e Jessica Sofia (1º ano).
O pai contou que a escola ficou linda, tem uma boa estrutura e, acima de tudo, “uma equipe que acolhe a todos”. Eduardo pontuou esses itens como importantes para a aprendizagem das crianças.
*Secom