Uma nova variante do coronavírus foi encontrada no Amazonas, segundo resultados de uma pesquisa divulgados Fiocruz Amazônia nesta segunda-feira (11). A instituição não informou se esta é uma linhagem inédita ou alguma outra já encontrada fora do país.
No domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro. Não há detalhes sobre as cidades por onde eles passaram.
Segundo cientistas que participaram da pesquisa feita pela Fiocruz, ainda é cedo para ter certeza, mas as mutações achadas podem significar que essa nova linhagem tem maior poder de transmissão, visto que duas importantes mutações foram descritas simultaneamente na proteína Spike —que faz a ligação do vírus às células e esta é relacionada a capacidade de transmissão do SARS-CoV-2 (como é conhecido o novo coronavírus).
Os dados apontam que a linhagem B.1.1.28, que está presente em todo o país e que é a mais frequente no Amazonas, sofreu uma série de mudanças.
Informações Bahia Notícias