Com elevado custo, no cumprimento de suas várias etapas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é uma necessidade das mais importantes para o cidadão, tornou-se um “artigo de luxo, nos dias de hoje”, criticou nesta terça (3), na Câmara de Feira de Santana, o vereador Marcos Lima.
Segundo levantamento feito pelo seu gabinete, gasta-se aproximadamente R$ 3 mil, na Bahia, para tirar a primeira Habilitação, com todas as despesas obrigatórias. “Como é que um pai de família vai conseguir tirar uma CNH, se esse documento está custando cerca de três mil reais?”, questiona o vereador, em crítica direcionada ao Detran da Bahia.
O gasto para se providenciar a Carteira de Habilitação é, praticamente, avalia Marcos Lima, o valor que o cidadão investe para a compra de uma motocicleta usada.
“Feira cresceu muito, tem um transporte público com grande movimento e muitas pessoas recorrem a alternativas mais rápidas para se deslocar na cidade, principalmente ir e voltar do serviço”, pondera, sendo o documento algo primordial. Ele diz que a Câmara não pode pode concordar com a situação enfrentada pela população feirense” e que se faz necessário encontrar uma solução.