Candidatos do último Concurso Público da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), realizado em 2022, através do representante Laércio Silva, estiveram na manhã da última quarta-feira (12), no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, para reivindicarem a convocação de 77 habilitados aprovados na primeira e segunda etapa do certame.
No último mês, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a convocação de mais 260 investigadores e 128 delegados do cadastro reserva do atual concurso, mas não houve o chamamento de participantes que aguardavam uma resposta do governo, mediante a pontuação que haviam atingido no concurso.
Laércio Silva, que participou do concurso concorrendo a vaga de investigador, explicou que a pontuação mínima para a aprovação do certame seria de 70 pontos conforme consta no edital. Ele, e mais 76 candidatos tiveram a aprovação imediata, mas não foram acionados pela banca examinadora para a segunda fase das provas do concurso.
“O estado lançou o concurso da Polícia Civil e o edital previa que a pontuação mínima era de 70 pontos na primeira fase e 70 pontos na segunda. Quem tirasse menos de 70 estaria eliminado do concurso, já quem tirasse acima dessa média, estaria habilitado para avançar para as próximas etapas. Na primeira lista saiu o resultado, cerca de 1.037 candidatos atingiram a pontuação acima dos 70 pontos. Mas no edital, constava que a banca realizaria o total de 1.400 correções. Ou seja, se aprovaram 1.037 na primeira fase, não completou o número de vagas que eram previstas no edital. Para a surpresa de todos, a banca chegou na segunda etapa e só corrigiu 960 provas discursivas, que são as redações, ou seja, deixou de fora 77 candidatos aprovados dos 1.037 da primeira etapa. Foi uma surpresa para os candidatos.”, disse.
*Acorda Cidade