Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta um empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado de São Paulo. O candidato do PL aparece com 37% de intenções de voto, e o petista, com 36%, entre os eleitores paulistas.
Esses são os números do cenário estimulado —quando os entrevistados recebem uma lista de candidatos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Embora estejam empatados na margem de erro, Bolsonaro passou Lula numericamente. No levantamento de 11 de agosto, o atual chefe do Executivo tinha 35%, e o ex-presidente, 37%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente dois pontos e tem 9%. Ele empata tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que subiu de 3% para 6%. Em seguida, aparece a sindicalista Vera Lúcia (PSTU), que se manteve com 1%.
Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 6%. Indecisos somam 5%.
A nova sondagem é a primeira realizada após o debate presidencial promovido por UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas por meio de entrevistas face a face, entre os dias 2 e 5 de setembro. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04685/2022 e custou R$ 131.100,00.
Pesquisa estimulada: Bolsonaro passa Lula numericamente, mas há empate na margem de erro
Incluso na sondagem, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) saiu da disputa após ter a candidatura negada na quinta-feira passada (1º). No sábado, o PTB formalizou o pedido de registro de Padre Kelmon, que seria o vice na chapa, como candidato à Presidência da República pelo partido.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados podem apontar livremente o nome de sua preferência, Bolsonaro cresceu de 26% para 31%. Lula oscilou de 27% para 28%, e Ciro foi de 2% a 3% —ambos flutuaram dentro da margem de erro.
Assim como em agosto, Lula e Bolsonaro empatam em um segundo turno entre eleitores de São Paulo. Agora, o petista tem 43%, e o presidenciável do PL fica com 42% (antes Lula tinha 44%, e Bolsonaro, 40%).
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.
Informações UOL