Presidente foi escolhido por sorteio para realizar o questionamento ao petista
No primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República na noite deste domingo, 28, na Band, a corrupção na Petrobras foi o tema escolhido pelo presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), na primeira pergunta feita ao candidato do PT à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro foi escolhido por sorteio para realizar o questionamento ao petista e afirmou que o governo do petista foi “o mais corrupto da história”. O primeiro embate entre os dois candidatos teve duração de quatro minutos.
Segundo Bolsonaro, em quatro anos de governos do PT, a Petrobras se endividou em aproximadamente R$ 900 bilhões. O recurso, de acordo com Bolsonaro, seria suficiente para realizar a “60 vezes a transposição do Rio São Francisco”. “Ou seja, o povo nordestino sofreu com falta de água por causa de corrupção no seu governo”, afirmou o candidato à reeleição.
“Os delatores devolveram mais de R$ 6 bilhões. Ou seja, corrupção, houve. Presidente Lula, o senhor quer voltar ao poder para que? Para seguir fazendo a mesma coisa na Petrobras?”, questionou Bolsonaro.
-Publicidade-
Lula afirmou que esperava que fosse Bolsonaro a questionar ele sobre o tema corrupção. O ex-presidente da República, que foi preso durante mais de dois anos por investigações da Operação Lava Jato, desviou da resposta.
“Era preciso ser Bolsonaro a me perguntar, sabia que a pergunta viria. As pessoas precisam saber que inverdades não valem a pena ser ditas na televisão. Citar números que são mentirosos também não compensa. Não houve nenhum presidente da República que fez mais investigação sobre corrupção do que nós. É importante deixar claro que fizemos o Portal da Transparência, a fiscalização da CGU, a Lei de Acesso à Informação, a Lei Anticorrupção, a Lei Contra o Crime Organizado e a Lei Contra a Lavagem de Dinheiro. Fizemos o Coaf funcionar”, disse.
Informações Revista Oeste