ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mundo

Elon Musk afirma que não tem intenção de adquirir o TikTok

A declaração ocorreu poucos dias depois de Donald Trump indicar que veria com bons olhos uma eventual compra da plataforma...
Read More
Brasil

Justiça proíbe iFood de cobrar valor mínimo em pedidos por configurar ‘venda casada’

O TJ-GO acatou o pedido do Ministério Público do estado de Goiás, que considerou a taxa abusiva. A Justiça determinou...
Read More
Outros

Secretário diz que crime organizado está infiltrado em postos de combustível

Mário Sarubbo afirmou que o Estado precisa "reagir de forma mais eficiente no avanço das organizações criminosas no setor Foto:...
Read More
Esportes

Lucas Esteves obtém liminar na Justiça e deixa o Vitória para assinar com o Grêmio

Clube gaúcho pagará a multa rescisória de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,9 milhões), o Rubro-negro tem direito a...
Read More
Política

STF pode impedir reabilitação eleitoral de Bolsonaro com mudança na Ficha Limpa

Proposta reduziria de oito para dois anos o período de inelegibilidade para condenações por abuso de poder político e econômico...
Read More
Economia

As 5 metrópoles que lideram o PIB do Brasil; confira

Cidades conjugam inovação tecnológica, ambiente de negócios, planejamento urbano e a influência das estatais e do serviço público Maior e...
Read More
Brasil

Brasil recebeu 194.331 migrantes em 2024

© Marcelo Camargo/Agência Brasil O Brasil registrou a chegada de 194.331 migrantes em 2024. Os venezuelanos lideram a lista de...
Read More
Esportes

Bahia encerra preparação para enfrentar o Colo-Colo pelo Baianão; veja a provável escalação

Partida está programada para domingo (9), na Fonte Nova, pela sétima rodada Foto: Catarina Brandão/EC Bahia O Bahia finalizou neste...
Read More
Feira de Santana

Reunião fortalece parceria entre CAAB e OAB Feira de Santana

A diretoria da OAB Subseção Feira de Santana se reuniu com o presidente da CAAB, Maurício Leahy, o tesoureiro Marcos...
Read More
Feira de Santana

Corrida da Saúde da Farmácia Brito será lançada na próxima semana

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade Feira de Santana se prepara para receber a segunda edição da *Corrida da Saúde*, evento esportivo...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Banca anula questão que chamava policiais de “milicianos” em prova de concurso

Foto: Reprodução/Instagram do Coronel André Henrique.

O Instituto AOCP, banca responsável pelo concurso para escrivão da Polícia Civil de Goiás, decidiu anular uma questão da prova que se referia a policiais militares como “milicianos”.

De acordo com a banca, a decisão foi motivada pelo fato do enunciado “trazer contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança”, considerando o sentido que o termo tem atualmente.

O termo foi utilizado seguindo o verbete presente em dicionários, que indicam milicianos como sendo um conjunto de forças militares, tropa ou organização militar.

Apesar da descrição nos dicionários, o termo ganhou outro significado, sendo associado a grupos de policiais que cometem crimes.

O uso da palavra provocou polêmica na época e chegou a ser alvo de uma declaração de repúdio por parte da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Na questão utilizada no concurso é dito que um delegado de polícia no plantão noturno recebe uma pessoa presa em flagrante por crime ambiental. Em seguida, o texto diz que, após ouvir oficialmente os “milicianos”, o investigador iniciou o interrogatório da pessoa presa. O termo “milicianos” foi utilizado para se referir aos policiais que acompanhavam a pessoa presa.

O termo ainda é usado uma segunda vez no texto que compõe a questão.

A prova foi aplicada no em 15 de janeiro deste ano. Na ocasião, o comando da PMGO se referiu ao texto como um “disparate inescrupuloso”.

“Nos ofendem gratuitamente, e devem, ao mínimo, uma severa retratação. Isso, entretanto, não eximirá a busca do caminho judicial, para que não mais subjuguem não só a PMGO, mas todos aqueles, policiais militares homens e mulheres, que pelo país afora, prestam serviços com seu próprio suor e sangue em benefício da preservação da ordem pública”, escreveu o coronel André Henrique.

Resposta e anulação

Em resposta à polêmica, o Instituto AOCP lamentou que o elaborador tenha utilizado “termo inapropriado”, “embora a palavra ‘milícia’ seja utilizada nos dicionários de língua portuguesa para denominar o conjunto de forças militares, tropa ou organização militar – o significado adotado pela banca foi usado, inclusive, em acórdãos expedidos recentemente pelo Poder Judiciário de Goiás”.

“Apesar das definições da língua, o Instituto AOCP pede desculpas à Polícia Militar do Estado de Goiás e demais organizações policiais, militares e de segurança pública. Atuamos em diversos concursos da área de segurança pública em todo o território nacional, incluindo a Polícia Militar de outros estados, e temos respeito e admiração pelo trabalho exercido por esses profissionais”, declarou.

Em parecer divulgado na última semana, o AOCP comunicou aos candidatos que em relação aos recursos interpostos, “a questão será anulada por trazer contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança, considerando o sentido que, na atualidade, a mídia e as redes sociais (meios de comunicação em geral) têm conferido ao vocábulo utilizado na elaboração da questão”.

“Assim, a pontuação desta questão será atribuída a todos os candidatos, inclusive aos que não tenham interposto recurso. Portanto recurso deferido”, concluiu.

O que é milícia?

Miliciano é um termo usado para grupos armados irregulares, formados muitas vezes por integrantes e ex-integrantes de forças de segurança, como policiais, bombeiros e agentes penitenciários.

Os milicianos assumem por meio da força armada o controle territorial de áreas ou mesmo bairros inteiros e coagem moradores e comerciantes, segundo definições traçadas pelos pesquisadores Ignácio Cano e Thais Duarte no estudo “No Sapatinho: a evolução das milícias no Rio de Janeiro (2008-2011)”, publicado em 2012.

Créditos: G1.

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: