O prefeito de Salvador, ACM Neto, garantiu que a reabertura dos shoppings, centros comerciais, lojas de rua e templos religiosos vai acontecer com margem de segurança confiável. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), o democrata apresentou dados que podem ser interpretados com otimismo: taxa de ocupação dos leitos de UTI evoluiu de 75% no domingo (19) para 73% cinco dias depois. A estabilização, com tendência de queda, no indicador, é reflexo da abertura de novos leitos de terapia intensiva na capital.
A “luz amarela” à qual se refere o prefeito é o parâmetro adotado pela gestão municipal para manter os centros comerciais em funcionamento. Se for atingido o patamar de 80% de ocupação nos leitos de UTI, os estabelecimentos deverão fechar mais uma vez. A expectativa de ACM Neto é de que isso não aconteça, já que devem ser abertos mais 24 leitos nos próximos dias.
Outro fator de otimismo de ACM Neto é a desaceleração dos principais indicadores de Covid-19 na capital. A média móvel de contaminação tem apresentado recuo nas últimas três semanas.