Anton Kobyakov, assessor especial do presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em Moscou, na quinta-feira 19, que o Brasil é “um dos mais importantes parceiros estratégicos” da Rússia na América Latina. O membro do governo russo também disse que os países compartilham de uma mesma visão global.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, ao criticar os Estados Unidos de forma sutil, Kobyakov destacou que Brasil e Rússia compartilham visões semelhantes sobre “a construção de uma ordem mundial multipolar baseada no respeito à lei internacional, com um papel central para a Organização das Nações Unidas”.
O assessor também elogiou o Brasil. A fala se deu durante uma reunião com o embaixador brasileiro em Moscou, Rodrigo Baena Soares, que serviu de preparação para a cúpula dos países do Brics — bloco econômico com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião está marcada para ocorrer em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está previsto para participar do evento. O chefe do Executivo brasileiro deve aparecer em imagens amistosas ao lado de Putin. O presidente russo é considerado um pária no Ocidente por causa da invasão da Ucrânia.
O Brasil tem defendido um plano de paz para encerrar o conflito. Porém, os EUA e países europeus veem essa posição como favorável a Putin, que determinou a invasão do território ucraniano.
Informações Revista Oeste