Na manhã deste sábado (8), um grupo de entregadores decidiu realizar um protesto em frente ao condomínio em Valinhos (SP) onde o entregador Matheus Pires sofreu ataques racistas. O buzinaço aconteceu por volta de 9h da manhã e contou com a participação de pelo menos 100 pessoas, entre entregadores e apoiadores.
O vídeo com o ataque se espalhou nas redes sociais nesta sexta-feira (7). Na gravação, o entregador é discriminado por um morador de um condomínio de casas por causa de sua condição financeira e pela cor de sua pele. As imagens foram gravadas no dia 31 de julho.
No vídeo, o entregador é chamado pelo morador de “lixo”, de “semianalfabeto”. Além disso, o agressor afirmou que o motoboy tinha inveja do condomínio e da cor de sua pele.
As imagens causaram indignação nas redes sociais, o que levou o entregador Matheus a receber apoio de famosos. O presidente Jair Bolsonaro também comentou o episódio e expressou solidariedade ao motoboy.
– Que a indignação dos brasileiros sirva de lição para que atos como esse não se repitam. Todos somos iguais! Embora alguns trabalhem para nos dividir, somos um só povo! Meus votos de solidariedade e sucesso ao entregador Matheus, bem como a toda sua família. Deus os abençoe! A miscigenação é uma marca do Brasil. Ninguém é melhor do que ninguém por conta de sua cor, crença, classe social ou opção sexual – declarou.