A rainha Elizabeth 2ª completa 95 anos hoje (21), marcando a primeira de suas celebrações sem o príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. A data não será comemorada em respeito à perda do duque de Edimburgo.
Ainda assim, de acordo com o The Telegraph, espera-se que Elizabeth desfrute de um “almoço tranquilo” com parentes próximos no Castelo de Windsor.
A celebração mais íntima acontece apenas quatro dias após o funeral de Philip e segue as restrições em meio à pandemia do novo coronavírus. Os detalhes do encontro, porém, permanecem privados.
Os tabloides britânicos também especulam que a rainha não marcará seu aniversário com uma nova foto oficial.
Embora tenha nascido em abril, as celebrações públicas do aniversário da monarca acontecem em junho, e a data oficial da celebração muda a cada ano. Em 2021, o tradicional desfile chamado “Trooping the Colour” foi cancelado por causa da pandemia e planos alternativos estão sendo considerados.
Quando a rainha nasceu?
A Rainha Elizabeth 2ª nasceu em 21 de abril de 1926.
Ela foi a primeira filha do rei George VI e de sua esposa, a rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon.
Por que ela tem dois aniversários?
O desfile de aniversário da rainha Elizabeth, chamado “Trooping the Colour”, geralmente ocorre em junho, e não no mês real de seu nascimento. A razão é o clima imprevisível do Reino Unido.
A tradição começou em 1748, quando o rei George 2º decidiu — o que não é surpresa para muitos britânicos — que seria muito frio para o evento acontecer na data real de seu aniversário, em novembro.
Quem participa neste ano?
Alguns membros da família real devem se revezar para visitar a rainha em seu aniversário.
Segundo o The Sun, comparecerão ao Castelo de Windsor a princesa Anne, Sofia (Condessa de Wessex), o príncipe Andrew, a princesa Eugenie e seu filho recém-nascido, August, entre outros nomes.
Uma fonte garantiu ao The Mirror: “A rainha não estará sozinha.”
Já o envolvimento do príncipe Harry neste plano é incerto. Segundo a imprensa britânica, o filho mais novo de Diana e Charles atrasou seu retorno aos Estados Unidos após o funeral do avô para passar o aniversário ao lado de Elizabeth.
A notícia surge em meio aos rumores de que Harry, William e Charles teriam conversado por duas horas após seu retorno para o Reino Unido.
Por que não haverá salva de tiros?
Pelo segundo ano consecutivo, foi cancelada a salva de tiros no Hyde Park e na Torre de Londres no dia 21 de abril.
Em 2020, a ação foi anulada devido às restrições do Reino Unido diante da pandemia. Neste ano, não haverá a saudação em respeito ao luto após a perda do duque de Edimburgo — que se estende até sexta-feira (23).
Como é o “Trooping the Colour”?
O desfile de aniversário do monarca vai do Palácio de Buckingham, em Londres, até a Horse Guards Parade. Nele, membros da família real desfilam em cavalos e carruagens.
De acordo com o site do Royal Household, organização que dá suporte ao monarca em suas atividades oficiais, o evento conta com mais de 1.400 soldados desfilando, 200 cavalos e 400 músicos em uma exibição de grande precisão militar.
Recentemente, o Palácio anunciou que o evento também seria cancelado pelo segundo ano consecutivo. No entanto, planos alternativos para o desfile estão sendo considerados para este ano.
Informações TV e Famosos UOL