Por Danilo Caritanni
Uma pesquisa de intenção de voto mostrou que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), lideram na intenção de voto dos feirenses para o Governo do Estado e para o Senado.
Feira de Santana é o segundo maior colégio eleitoral da Bahia e o 34º do Brasil com cerca de 400 mil eleitores.
A pesquisa foi contratada pelo site Bahia na Política e o Jornal Folha do Estado, e mostra que ACM Neto é a preferência de 23,27% dos entrevistados. Já Wagner, que já foi governador do Estado por dois mandatos, aparece com 9,86%. João Leão, atual vice-governador da Bahia (0,18%) e João Roma, deputado licenciado e ministro da Infraestrutura (0,44%).
Os pesquisadores também procuraram saber em quem os eleitores pesquisados não votariam de jeito nenhum e aí os números se invertem e Jaques Wagner assume o primeiro lugar em rejeição. 34,64% dos entrevistados afirmaram que não votariam no petista de jeito nenhum. ACM Neto aparece em segundo (12,7%), seguido de João Roma (15,54%) e João Leão, que é o menos rejeitado, com 11,9%. Não souberam opinar 25,22%.
No âmbito do congresso nacional, onde se disputa uma única vaga para o cargo de Senador, José Ronaldo (DEM), eleito por 4 mandatos como prefeito de Feira, ocupa o primeiro lugar na preferência do eleitorado com expressivos 53,55% das intenções de votos. O segundo lugar é ocupado pelo já senador Otto Alencar (PSD) com 17,50%, seguido pelo atual deputado federal Márcio Marinho (PRB) com 4,35% e João Gualberto (PSDB) que tem apenas 1,07% das intenções de voto. 23,53% dos entrevistados disseram que anulariam ou votariam em branco.