O governador Rui Costa afirmou nesta terça-feira (8), que na melhor das hipóteses, a liberação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil devem acontecer daqui a aproximadamente três meses, segundo informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
“A posição mais otimista seria final de fevereiro, mas se o órgão regulatório europeu ou dos Estados Unidos aprovarem, podem dar celeridade na aprovação da vacina no brasil”, disse Rui em entrevista para a Rede Bahia.
Ele participa hoje de uma reunião de chefes de estado com Pazuello para tratar sobre o assunto. Na ocasião, o chefe do executivo da Bahia também alertou que o país precisa adquirir mais de um medicamento para imunizar toda a população.
“Vamos utilizar mais de uma vacina. A Pfizer não tem produção suficiente para todos, no máximo 35 milhões de brasileiros. Vamos precisar de outras. O necessário é que as autoridades científicas aprovem a vacina”, reforçou.
Outro tema que deve ser abordado na reunião, é a quantidade de seringas necessárias para aplicar os imunizantes. Segundo Rui, não há volume o suficiente do equipamento e não há com deslocar seringas para o tratamento de outras enfermidades. “Esse é um tema relevante para o Brasil realizar a vacina”, afirmou.