Senadores, entre eles o vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues, pedem abertura de inquérito contra o presidente
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a notícia-crime protocolada por senadores da CPI da Covid que pedem abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro por suposta prevaricação no caso envolvendo a compra da vacina Covaxin. Rosa foi sorteada relatora do caso na Corte.
A peça, assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO), acusa Bolsonaro de ter cometido crime de prevaricação ao não determinar à Polícia Federal investigações de supostas irregularidades relatadas pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão na compra da Covaxin.
Os irmãos Miranda depuseram na CPI, na última sexta-feira (25), e alegaram ter alertado o presidente sobre o suposto caso de corrupção. A notícia-crime também pede que o presidente da República responda em 48 horas se foi comunicado das denúncias feitas pelos irmãos Miranda.
*AE