Os grupos políticos de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) conseguiram vitórias importantes na Bahia na eleição deste domingo (15) e ganharam força para o próximo pleito, em 2022, para Governo do Estado.
Nas 9 maiores cidades da Bahia onde a eleição foi decidida ontem, o grupo político de ACM Neto venceu em cinco. O DEM levou em quatro: Salvador, com Bruno Reis, Camaçari, com Elinaldo, Teixeira de Freitas, com Marcelo Bilatardo, e Barreiras, com Zito Barbosa. Aliados levaram mais uma: Suzana Ramos (PSDB), em Juazeiro.
Já o grupo do PT de Rui Costa e Jaques Wagner conseguiu em Lauro de Freitas, com Moema Gramacho, Itabuna (Augusto Castro, do PSD), Ilhéus (Marão, do PSD), e Jequié, com Zé Cocá, do PP, mas que tinha o apoio do governador.
Com o equilíbrio de forças políticas nas maiores cidades baianas, as atenções se voltam agora para Feira de Santana e Vitória da Conquista. Nas duas, haverá segundo turno e ele será disputado por aliados de Neto e Rui.
Em Feira de Santana, o atual prefeito Colbert Martins (MDB) tem o apoio de Zé Ronaldo (DEM) e enfrenta Zé Neto (PT), que surpreendeu a todos ao conseguir o primeiro lugar no pleito municipal. Segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade é importante para planos políticos futuros.
Em Vitória da Conquista, novamente o PT na liderança e no segundo turno, desta vez com Zé Raimundo, que também enfrenta um adversário do MDB e aliado de ACM Neto, Hérzem Gusmão.
Juntas, as cinco maiores cidades onde o grupo de ACM Neto venceu somam cerca de 3 milhões e meio de habitantes. As quatro maiores cidades com vitória do grupo de Rui possuem 820 mil pessoas.
O número é relevante quando o futuro político da Bahia está em jogo. Em 2022, ACM Neto deve ser candidato a governador e pode enfrentar Jaques Wagner, ex-governador e atualmente senador.
Informações: Varela Notícias
Foto: Manu Dias