Nesta terça-feira (1º), Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, sofreu bombardeios em áreas residenciais e no centro da cidade, incluindo a sede do governo. A cidade tem cerca de 1,4 milhão de habitantes e é próxima da fronteira com a Rússia.
O prédio da Administração Estatal Regional fica na Praça da Liberdade – a principal da cidade e um marco arquitetônico da região. De acordo com Oleg Synegubov, chefe da região de Kharkiv, os russos utilizaram mísseis de cruzeiro e GRAD no ataque. Ele ainda acusou a Rússia de cometer crimes de guerra. O controle da cidade, contudo, permanece com as forças ucranianas.
De acordo com últimas informações do assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Geraschenko, o ataque deixou ao menos 10 mortos e 35 feridos.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um vídeo com o momento da explosão e denunciou que a Rússia está violando os direitos humanos.
– A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário. Mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são atingidas por seus mísseis – diz um trecho da postagem.
*Pleno.News