A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que zerou a fila de espera por leitos para atendimento de pessoas com Covid-19. Isto inclui hospitais federais, estaduais e municipais não só da capital, mas também da Região Metropolitana, que engloba municípios da Baixada Fluminense.
– Não há fila, pois o número de leitos é superior à demanda por vagas na rede SUS – disse a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretaria divulgou também que a taxa de ocupação de leitos de UTI da Covid-19 no município é de 89%. Já os leitos de enfermaria estão ocupados em 51% de sua capacidade total.
– Importante ressaltar que a taxa de ocupação reflete o cenário dos leitos no momento da consulta ao sistema, podendo ter outro número diferente minutos depois – destacou a Prefeitura.
O levantamento foi divulgado no mesmo dia em que o prefeito Marcelo Crivella anunciou a reabertura dos shoppings a partir desta quinta-feira (11). A reabertura dos centros comerciais faz parte do plano de retomada gradual das atividades na cidade.