Na tarde do último sábado (18), guardas municipais do Rio de Janeiro precisaram utilizar a arma de eletrochoque para conter um homem de 25 anos que se recusou a colocar máscara. Ele, que acabou sendo preso, estava na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade, acompanhado de três mulheres. A ação foi filmada em vídeo que circula pelas redes sociais.
De acordo com a Guarda Municipal, o homem estava caminhando sem o equipamento de proteção na areia quando foi abordado pelos agentes e orientado a colocar a máscara. Ele teria se recusado a colocar a proteção, além de não fornecer um documento de identidade para ser notificado e ainda xingado os agentes.
Os guardas então tentaram contê-lo para levá-lo à delegacia. No entanto, o homem conseguiu se soltar e tentou fugir. Neste momento, foi atingido pela arma de eletrochoque. A ocorrência acabou sendo registrada na 12ª DP como desacato, desobediência e resistência.
Já o vídeo mostra o homem resistindo à condução dos guardas e, com as mãos para cima, dizendo que não fez nada. Quando um agente o agarra pelo pescoço, o jovem pede para não ser segurado e começa a se agitar. Ele então consegue escapar dos guardas, mas antes que conseguisse fugir, é atingido pelo disparo da arma de eletrochoque.