O período de chuvas preocupa. Nesta época, é maior o acúmulo de águas paradas e aumenta a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em vista disso, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), vem intensificando a operação “Bota Fora”. A iniciativa tem como objetivo recolher nas ruas da cidade materiais que podem estar sendo locais de desova do mosquito.
O bairro Brasília, é um dos locais que apresentam maiores índices de dengue em Feira de Santana, com quase 400 casos positivos. A localidade foi a primeira a ser atendida na retomada do projeto. Durante a ação, a equipe do Departamento de Limpeza Pública recolheu móveis inutilizáveis, eletrodomésticos, entre outros materiais.
De acordo com o secretário da SESP, Osvaldo Coelho, as equipes do Departamento de Limpeza Pública informam, com antecedência, aos moradores das localidades o dia e horário da execução da operação “Bota Fora”, além de instruí-los acerca de problemas causados pela acumulação ou descarte de objetos em desuso em locais inapropriados.
A retirada de materiais como sucatas e automóveis abandonados devem ser solicitados através do aplicativo Fala Feira 156.