A banda Biquíni Cavadão é um dos grandes nomes da música brasileira, com sucessos como “Vento Ventania”, “Dani”, “Janaína” e mais. Eles começaram a tocar juntos em 1985 e, em 2022, 37 anos depois, resolveram trocar o nome e adotaram apenas Biquíni.
Em abril do ano passado, o quarteto composto por Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores da Cunha (teclados) e Álvaro Birita (bateria) oficializou a exclusão do “Cavadão” do nome da banda.
Em conversa em Splash, Bruno Gouveia explicou que a mudança “já acontece há muito tempo”. “Na verdade, ela vem acontecendo praticamente nos últimos 25 anos. Quando o Biquíni surgiu na internet a gente não quis colocar ‘www.biquinicavadão.com.br’, a gente já colocou ‘Biquíni’. Quando a gente quis lançar o nosso álbum de 1998, o nome do disco era ‘biquini.com.br’, em alusão ao site.”
As redes sociais da banda também são apenas “Biquíni”.
O vocalista conta que conversam há anos sobre simplificar o nome e iniciaram esse movimento, davam mais destaque para “Biquíni” do que “Cavadão” nas capas de álbum. No entanto, a certeza da mudança veio do público. “Nos shows, eles gritam apenas ‘Biquíni’, ‘Biquíni'”.
“Os radialistas anunciam as nossas músicas dizendo: ‘a nova do Biquíni’. Então a gente foi achando natural que usar somente Biquíni ao invés de Biquíni Cavadão. “A gente faz um teste e quando lançamos o álbum ‘Ilustre Guerreiro’, em que a gente só colocou Biquíni na capa e sabe o que aconteceu? Ninguém percebeu.”
A mudança foi percebida apenas quando a banda soltou uma nota oficializando, acredita Gouveia.
Ex-integrante nega que tenha processado colegas pelos direitos do nome. A Splash, o baixista e membro fundador André Sheik, que deixou o grupo em 2000, negou boatos de que tenha processado os ex-colegas. Bruno Gouveia também também diz que o grupo não foi processado por Sheik.
Herbert Vianna, d’Os Paralamas do Sucesso, foi quem sugeriu o nome. Ele disse aos membros da banda que gostava de “Hipopótamo de Kart” ou “Biquíni Cavadão”.
Com o passar dos anos, a banda foi deixando aos poucos de usar o nome completo.
Os álbuns “Ilustre Guerreiro” (2018) e “Através dos Tempos” (2021) já não contavam com o nome completo da banda em suas capas.
Em março de 2022, foi lançado o single “Quando eu te encontrar”, sem o nome “Cavadão”.
A mudança foi oficializada em abril de 2022.
Um logotipo foi criado por Bruno Valentim e Ricardo Leite e marca o início do Biquíni, sem “Cavadão”.
Bruno Gouveia diz que não é mudança na banda, e nega “rebranding”. “Só vai ser quando trocarmos o nome para BQN”, brincou.
Informações Splash UOL