O prefeito de Feira de Santana e candidato à reeleição, Colbert Martins (MDB), e Zé Neto (PT) estão tecnicamente empatados segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paraná. Martins e Neto têm 31% e 29,8%, respectivamente. Outro empate é apontado no terceiro lugar entre Carlos Geilson (Podemos) e a Professora Dayane Pimentel (PSL): o primeiro com 7,6% e a parlamentar com 7%. Esse cenário apresenta indefinições sobre os ocupantes do primeiro e terceiro lugares, mas indica realização de segundo turno.
Em seguida, o levantamento traz José de Arimateia (Republicanos) em quinto, com 3%; seguido por Carlos Medeiros (Novo), com 1,9%, e Beto Tourinho (PSB), com 1,1%. A seguir aparece Orlando Andrade (PCO), com 0,9%. Já Marcela Prest (PSOL) e Rei Nelsinho (PRTB) têm 0,5% das intenções de voto. Ainda neste cenário estimulado, votos brancos e nulos são 11,5% e 5,3% dos eleitores não sabem ou não responderam.
Espontânea
No cenário espontâneo, a liderança é de Colbert Martins, com 22,6%. O petista Zé Neto vem em seguida com 17%. A Professora Dayane Pimentel e Carlos Geilson surgem com 2,5% e 1,5%. Carlos Medeiros tem 1% e José de Arimateia 0,9%. Outros candidatos somados correspondem a 0,8% dos votos. O percentual de eleitores que não sabem em quem votar é 41,8%; 12% afirmam que não votarão em ninguém.
A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 800 eleitores entre os dias 22 e 27 de outubro, tem margem de erro de 3,5%, confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número BA-02422/2020.
Rejeição
O candidato Zé Neto lidera no quesito rejeição, com 29,9%. O segundo mais rejeitado é Colbert Martins, com 25%. Carlos Geilson tem 13,3% e Professora Dayane Pimentel 13%. A deputada federal é a que tem a menor rejeição entre os quatro primeiros colocados na pesquisas estimulada e espontânea.
Ainda no cenário de rejeição, Rei Nelsinho tem 10,6% e José de Arimateia tem 10,1%. A seguir, vêm Beto Tourinho (9,6%), Marcela Prest (7,1%), Orlando Andrade (6%) e Carlos Medeiros (5,9%). Os que não sabem ou não responderam somam 16% e 7,8% afirmaram que poderiam votar em todos.
Análise
O cenário de outubro apontado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra a polarização entre os candidatos Colbert Martins e Zé Neto, que já lideravam segundo o levantamento de julho de 2020 – ambos cresceram significativamente no cenário espontâneo; em julho, tinham 8,2% e 7,3%, respectivamente. Em terceiro lugar, há empate técnico entre a Professora Dayane e Carlos Geilson, entretando a candidata do PSL cresceu mais que Geilson nesse cenário, passando de 1,6% para 2,5%, enquanto o candidato do Podemos passou de 1,2% para 1,5%.
Há indefinição no cenário sobre quem ficará nas disputas do primeiro e terceiro lugares. Se for considerada a baixa rejeição de Geilson e Dayane, ambos podem dar uma arrancada na reta final da disputa. Já os dois primeiros colocados, parecem muito próximos do teto. O candidato do PT Zé Neto, por possuir a maior rejeição, está em leve desvantagem em relação ao atual prefeito e candidato à reeleição, Colbert Martins.
Informações: Informe Baiano
Foto: Reprodução