Na última sexta-feira (28), durante todo o dia, ocorreu uma edição do projeto “TJ/BA Mais Perto”, que o tribunal está fazendo para ter uma maior proximidade com as comarcas do interior e com um também projeto de valorização do 1º grau. Ainda, o tribunal busca estar mais próximo dos magistrados, servidores, dos advogados e das advogadas, bem como de toda a comunidade jurídica da região de Feira de Santana com o intuito de implementar medidas para melhorias da prestação jurisdicional. O presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Raphael Pitombo; a vice-presidente da instituição, Lorena Peixoto, e demais advogados e advogadas que representam a classe estiveram presentes no evento.
Dentro da programação estabelecida pelo Tribunal houve um momento de reunião entre a presidente do TJ-BA, Cynthia Rezende, e os advogados e advogadas de Feira de Santana, juntamente com a OAB Subseção Feira. O encontro aconteceu no auditório do tribunal do júri que esteve repleto de profissionais atentos às falas da presidente. Foram pontuados vários problemas apontados pela advocacia, a exemplo da ordem cronológica que está sendo implementada nos cartórios, bem como a falta de magistrados, não só em Feira de Santana, mas em cidades circunzivinhas.
Outros pontos abordados durante a reunião foram: problemas enfrentados pela Vara de Execuções Penais no que tange ao alto acervo e apenas um magistrado para dar conta, e o atendimento em uma das varas do cartório integrado de família quanto aos canais de comunicação, especialmente o telefone que não tem funcionado a contento pelo fato de existir apenas uma linha telefônica.
“É um projeto muito louvável por parte do Tribunal de Justiça da Bahia, que outrora estava preocupado em fechar comarcas, agora vê-se um novo sentimento por parte tribunal, de aproximação e valorização da justiça do interior do Estado. A OAB Subseção Feira de Santana sempre estará atenta e cobrando essas melhorias junto ao tribunal”, declara Pitombo.