Os vereadores Hélio Barreto e Antônio Carlos (Carlinhos Cabeção) foram empossados no plenário da Casa da Cidadania, em Feira de Santana, nesta terça-feira (5). Ambos assumem seus cargos por um período de dois meses, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou os votos recebidos pelos partidos Patriota e PSD nas eleições municipais de 2020 devido a fraudes na cota de gênero, o que resultou na cassação dos mandatos dos vereadores Fernando Torres (PSD) e Correia Zezito (PL).
Hélio Barreto, agora no PDT, recebeu 2.511 votos pelo PROS em 2020 e destaca sua experiência na área da saúde como o foco de seu breve mandato.
“Sempre trabalhei com o povo e sempre fiz o melhor por Feira de Santana nessa área. Mesmo com o curto prazo, vou dar o melhor de mim para o povo de Feira de Santana, especialmente na saúde, onde conheço e atuo”, afirmou o vereador, destacando que pretende ainda colocar alguns projetos em pauta com o apoio de sua equipe. Barreto também reforçou seu apoio à atual gestão: “Faço parte do governo de Leonardo, e pretendo continuar contribuindo.”
Carlinhos Cabeção, que alcançou 1.325 votos pelo PSC em 2020 e atualmente está no PRD, descreve sua posse como a realização de um sonho e uma responsabilidade assumida com o povo. Em 2024, ele concorreu novamente, somando 2.104 votos como suplente do vereador Jorge Oliveira.
“O sentimento é de dever cumprido, pois meu objetivo era chegar até aqui. Mesmo sendo pouco tempo, quero aproveitar ao máximo para fortalecer ainda mais o laço com a comunidade,” explicou Carlinhos, que é amplamente conhecido pelo trabalho social que realiza na cidade. Ele compartilhou que pretende presentear os membros de sua equipe de campanha com a oportunidade de trabalhar junto a ele na Câmara, como forma de agradecimento: “Eles sofreram junto comigo, então agora é hora de recompensá-los.”
Sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, Carlinhos, que é da base do governo Colbert, adotou uma postura independente.
“Sim, estou na base, mas aqui cada um por si. Vamos trabalhar e ver o que dá para fazer,” disse o vereador, reafirmando sua gratidão àqueles que o apoiaram e sua determinação em representar a confiança depositada nele.
*Com informações do repórter Rafael Marques do site De Olho Na Cidade