A rodoviária de Feira de Santana deve registrar um aumento de 15% no fluxo de passageiros neste final de semana, em função do pleito eleitoral de 2024. A estimativa foi divulgada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que reforçou o plano de ação para atender à demanda adicional de pessoas se deslocando para exercer seu direito ao voto.
De acordo com Paulo Andrade, coordenador da Agerba em Feira de Santana, o aumento é esperado, mesmo sem um feriado prolongado.
“Nós observamos ao longo dos anos um acréscimo no movimento de passageiros no terminal rodoviário por conta exatamente das eleições. As pessoas se deslocam para os seus domicílios eleitorais para votar”, explicou.
Para atender à demanda, a agência adotará medidas como a ampliação de veículos e horários de ônibus.
“Estamos trabalhando com a ideia de um acréscimo em torno de 15% no movimento de passageiros, e isso, em alguma medida, aumenta a quantidade de veículos disponíveis. Também trabalhamos com a possibilidade de ampliação dos horários, o que chamamos de inclusão de horários extras”, detalhou o coordenador.
Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados, tanto para acessar a capital quanto para se conectar com a Região Metropolitana.
“Já tivemos horários autorizados para Salvador e outras cidades do estado”, completou Paulo Andrade, ressaltando que o sistema de transporte está preparado para atender a demanda, seja com a capacidade ociosa já existente ou com a liberação de horários extraordinários.
Por fim, o coordenador orienta os passageiros a se programarem com antecedência para evitar imprevistos.
“As principais recomendações são: adquirir sua passagem com antecedência, chegar ao terminal com tempo hábil para o embarque e, assim, garantir uma viagem tranquila. Desejo a todos um pleito eleitoral com tranquilidade”, finalizou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento do site De Olho Na Cidade