ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Poeta Bráulio Bessa confirmado na jornada pedagógica de Quijingue

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, Quijingue viverá um momento único com a Jornada Pedagógica, que terá como grande...
Read More
Política Internacional

Pentágono: Trump manda NYT e NBC deixarem área de imprensa

Porta-voz do Departamento de Defesa anunciou medida em um comunicado Pentágono, nos EUA Foto: Pixabay Na última sexta-feira (31), a administração...
Read More
Política

‘Guerra dos bonés’ entre governo e oposição marca retorno dos trabalhos no Congresso

Ministros do governo Lula surgiram com bonés azuis, enquanto os da oposição surgiram com bonés em verde e amarelo Foto:...
Read More
Economia

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 15 milhões nesta terça-feira

Apostas podem ser feitas até às 19h no horário de Brasília Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A Caixa Econômica Federal (CEF)...
Read More
Política Internacional

Trump recebe Netanyahu para debater Gaza; veja as chances de trégua avançar

Antes da sua posse, o presidente norte-americano expressou o desejo de cessar-fogo Donald J. Trump tomou posse no dia 20...
Read More
Brasil

Mais de 50 cidades se interessam em protocolar ‘Lei Anti-Oruam’

Projeto proíbe verba pública a shows com apologia de crime Filho de Marcinho VP, Oruam tatuou o rosto do pai...
Read More
Feira de Santana

Nova coordenadora do SAMU assume a função com o desafio de fortalecer a estrutura do serviço

Foto: Valto Novaes Com pouco mais de duas décadas de dedicação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a...
Read More
Feira de Santana

Secretaria de Agricultura e CREA-BA discutem parceria para Expofeira 2025

Foto: Danielly Cerqueira Na manhã desta segunda-feira (3), o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de...
Read More
Feira de Santana

Vereadores realizam nesta terça (04) a primeira sessão ordinária da legislatura

Foto: ASCOM Câmara Municipal Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube, e também pela TV Feira (canal...
Read More
Economia

Etanol fica mais caro em 20 Estados e mais barato em 4, diz ANP

O preço mais baixo registrado na semana foi de R$ 3,39 o litro, em São Paulo O Brasil é o...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

De acordo com o Ministério da Saúde, o homem tem 61 anos e é funcionário de um parque municipal de Vitória onde uma das aves marinhas contaminadas foi encontrada caída no chão.

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm 

O Ministério da Saúde confirmou na noite desta quarta-feira (17) o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano do Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória onde foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença no Espírito Santo. 

O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município. A pasta informou que acompanha e está dando o suporte necessário ao estado desde a notificação. 

A amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado, e deverão ser manipuladas em áreas de biossegurança NB-3. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados dessas análises. 

O Ministério da Saúde reforçou que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada. 

Na tarde desta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) havia confirmado que 33 pessoas foram possivelmente expostas a uma ave marinha contaminada pelo vírus influenza aviária, que foi encontrada num parque municipal de Vitória. O parque é o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), em Jardim Camburi. 

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou três aves contaminadas com a gripe aviária no litoral capixaba na última segunda-feira (15). 

Na tarde desta quarta-feira (17), a Sesa informou que equipes da Vigilância em Saúde, juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizaram investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes (locais onde foram encontradas as três aves contaminadas) para identificar pessoas que tiveram contato com esses animais. A ação foi iniciada na terça-feira (16). O parque está fechado para visitas desde então. 

Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), em Vitória, onde uma ave contaminada foi encontrada — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Gazeta

Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), em Vitória, onde uma ave contaminada foi encontrada — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Gazeta 

Monitoramento deve ser feito por pelo menos 10 dias

A Sesa esclareceu ainda que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação. 

A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres. Outras orientações gerais incluem: 

Primeiro caso de gripe aviária no país

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, na tarde de segunda-feira (15). No fim do mesmo dia, o governo informou um terceiro caso. 

Dois animais são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, e foram resgatados no litoral do Espírito Santo. 

No momento do resgate, uma das aves estava localizada no município de Marataízes, Litoral Sul, e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória. 

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm 

O terceiro é uma ave migratória da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo), que estava no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), desde janeiro. 

Os dois casos não afetam a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) e os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. 

É a primeira vez que o Brasil apresenta casos de gripe aviária. 

Os animais infectados não fazem parte do sistema industrial brasileiro, ou seja, os casos não afetam aves e ovos disponíveis nos supermercados e a seguridade alimentar da população, aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: