índice de Isolamento – O nível de isolamento em Feira de Santana na última quarta-feira, 10, foi de apenas 46%. O índice segue abaixo do mínimo admitido pelo Ministério da Saúde. Reflete também uma queda de 0,1% em relação à terça-feira, 9.
O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. Abaixo de 50%, o nível é visto como abaixo do mínimo admissível e, por isso, preocupante.
O município ainda não conseguiu alcançar a taxa considerada satisfatória, mesmo como todas as recomendações do Governo Municipal e as ações de fechamento do comércio e força tarefa de combate a aglomerações.
O monitoramento tem sido feito nas grandes cidades brasileiras desde a adoção da campanha pelo isolamento social (fique em casa!) para evitar aglomerações durante o período de pandemia do coronavírus no país.
A tecnologia é executada a partir de dados fornecidos pelas grandes operadoras de telefonia celular no país (Claro, TIM, Oi e Vivo). O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.
Viva a Vida – A Operação Viva a Vida será realizada, nesse fim de semana, nos bairros Tomba, Jardim Cruzeiro e Brasília. A ação, que visa o combate à disseminação do coronavírus, envolve várias secretarias do Governo Municipal de Feira de Santana e conta com o apoio da Polícia Militar.
A Viva a Vida reúne um conjunto de atitudes: fiscalização contra estabelecimentos comerciais que não estão autorizados a funcionar, bem como impedimento a eventos que geram aglomerações, além de medição de temperatura e testes rápidos e higienização de locais mais frequentados pela população.
Além dessa operação, a Prefeitura de Feira de Santana mantém rotineiramente, há 20 dias, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que circula no centro e em bairros, interditando estabelecimentos não autorizados a funcionar. Nesse período, já ocorreu o fechamento de cerca de 700 casas comerciais, principalmente bares, restaurantes, pizzarias e academias.