ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Esportes

Vídeo: veja o lance anulado pelo árbitro que gerou revolta do Bahia

Foto: Letícia Martins / EC Bahia O árbitro Bruno Vasconcelos causou uma grande polêmica no Ba-Vi ao anular um lance que renderia...
Read More
Bahia

Projeção do Carnaval de Salvador 2025: 850 mil turistas são esperados

Evento, que celebra os 40 anos do Axé Music, deve movimentar R$ 1,8 bilhão no total Foto: Betto Jr./Secom PMS...
Read More
Política

PGR quer condenação de Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão do sistema do CNJ

A deputada e o hacker podem ser culpados por falsidade ideológica De acordo com a PGR, os alvos criaram e...
Read More
Política

Retaliação: Canadá impõe tarifas de 25% sobre produtos dos EUA

Cerveja, vinho, bourbon, frutas, roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos estão na lista O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante uma...
Read More
Saúde

Como a ioga modifica o seu cérebro e até aumenta o volume de massa cinzenta

Descobriu-se que a ioga aumenta a massa cinzenta e altera as principais redes do cérebro. Agora, há esperança de que...
Read More
Feira de Santana

Prefeito José Ronaldo anuncia conclusão da obra da UPA de Humildes em até 10 meses

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Humildes, cuja construção foi anunciada em 2021 deve ser concluída em um prazo...
Read More
Feira de Santana

José Ronaldo visita ponte danificada em Humildes e autoriza obra de recuperação

Foto: Rafael Marques Na manhã deste sábado (1º), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, esteve na...
Read More
Esportes

Bahia e Vitória empatam o clássico Ba-Vi 500 na Arena Fonte Nova

Foto: Letícia Martins/EC Bahia O primeiro Ba-Vi da temporada 2025 terminou empatado sem gols. Na tarde deste sábado (1º), Bahia...
Read More
Feira de Santana

Irmãs de sangue recebem órgão do mesmo doador e se tornam ‘irmãs de rim’

As irmãs Maria Elizabete Ribeiro Dias, 30 anos, e Naiara Ribeiro Dias, 32, têm uma história de luta e superação...
Read More
Política

Otto Alencar diz que não vai apartar briga entre Rui Costa e Haddad

Futuro presidente da CCJ, senador disse ter boa relação com os dois ministros do governo Lula Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Decisão foi tomada pelo Ministério da Defesa; ingresso vai ser permitido a partir de 2025

mulheres desfilam em ato do Exército
Forças Armadas vão permitir alistamento de mulheres | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As Forças Armadas do Brasil vão permitir, a partir de 2025, o alistamento militar de mulheres pela primeira vez na história. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, depois de conversas com os comandantes militares. A expectativa é que as mulheres comecem a integrar as fileiras em 2026.

“Nesse assunto, o Brasil deve muito”, disse Múcio ao jornal Folha de São Paulo. “E não é para fazer serviço de enfermagem e escritório, é para a mulher entrar na infantaria. Queremos mulheres armadas até os dentes.”

Atualmente, as mulheres podem ingressar nas Forças Armadas por meio de escolas preparatórias para oficiais, mas a participação é restrita, exceto na Marinha, onde podem atuar como fuzileiros navais.

O alistamento feminino será voluntário, seguindo um modelo semelhante ao masculino, porém sem obrigatoriedade. A previsão é que a medida seja aplicada às mulheres que completarem 18 anos em 2025. 

Apesar do acordo entre os chefes militares, há discordâncias sobre o número de vagas a serem reservadas às mulheres, questão que será decidida por Múcio.

Vagas para mulheres devem chegar a 5 mil

A proposta do ministro é que as vagas femininas aumentem gradualmente até alcançar 20% das cerca de 85 mil pessoas que anualmente entram no serviço militar. A maior parte das vagas é destinada ao Exército (75 mil), seguido pela Aeronáutica (7 mil) e pela Marinha (3 mil).

Na última reunião do Alto Comando do Exército, realizada entre 13 e 17 de maio, foram apresentados estudos sugerindo a abertura de 1 mil a 2 mil vagas para mulheres em 2025, com prioridade para áreas com presença feminina, como hospitais e bases administrativas. 

O plano é aumentar gradativamente as vagas até chegar a 5 mil, número inferior aos 15 mil sugeridos por Múcio.

As instalações também precisarão ser ajustadas para a chegada das mulheres, com separação de dormitórios e adaptação de banheiros.

O serviço militar tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até 96 meses.

A PGR entrou com três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a inconstitucionalidade das barreiras impostas às mulheres nas Forças Armadas. A Procuradoria defende a entrada feminina em todas as funções sem restrições de vagas. 

O governo Lula se posicionou contra o fim das restrições, respaldado pelo Exército, que alega que a fisiologia feminina pode comprometer o desempenho em combates.

A Marinha foi a primeira a admitir mulheres, em 1980, e elas ocupam 8.420 dos 75 mil cargos ativos. Na Aeronáutica, representam pouco mais de 20% do efetivo (14.118 de 67.605). No Exército, desde 1992, as mulheres são 6% do efetivo (13.017 de mais de 212 mil), mas não podem ingressar nas armas mais combatentes, como cavalaria e infantaria.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: