O governo federal vai entregar milhares de comprimidos de hidroxicloroquina à prefeitura de Feira de Santana. A decisão atende a uma demanda do prefeito, Colbert Martins Filho (MDB). No início de julho, ele encaminhou um ofício ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando os medicamentos. O Rotativo News apurou que o medicamento deve chegar no início da próxima semana. Portanto, a prefeitura receberá a remessa nos próximos dias.
Com quase 650 mil habitantes, Feira de Santana é o segundo município mais populoso da Bahia. Tem, também, o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do Brasil. Pela cidade, passam três rodovias federais, as BRs 116, 101 e 324. Muita gente passa pelo município, gera um grande trânsito e, portanto, um intenso volume de pessoas.
As características da cidade e o início da propagação do coronavírus levaram o prefeito a buscar mecanismos de combate à pandemia. Médico de formação, o prefeito quer que o sistema municipal de saúde tenha a possibilidade de oferecer a hidroxicloroquina como tratamento precoce para o coronavírus.