Quatro meses ainda nos distanciam do final de 2024 mas os números de acidentes envolvendo motos chamam a atenção e precisam servir de alerta: já somam 981 de janeiro a agosto deste ano, dentre batida de carro e moto, queda de moto, batida de moto e moto, atropelo por moto, batida entre moto e bicicleta, batida de moto em poste ou com animal e colisão de moto em ônibus. É preciso ressaltar que os traumas de face, na maioria das vezes resultado desses acidentes, costumam ser graves e requererem cirurgias importantes.
Foi o exemplo do caso cirúrgico realizado em um hospital privado de Feira de Santana na Bahia, e apresentado durante o XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, que aconteceu em Belém, no Pará, com a participação de especialistas desta área de todo o Brasil, e de vários outros países da América Latina e Europa. “Apresentei o caso de um paciente submetido a uma cirurgia de ressecção de blocos anquilóticos da ATM e reconstrução de mandíbula com prótese em titânio bilateralmente. Em paralelo, foi realizada cirurgia ortognática mais enxertia de gordura abdominal sobre prótese”, explicou Dr. Thiago Leite, que participou do evento entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024.
É importante lembrar que este paciente, do sexo masculino, foi exatamente vítima de acidente motociclístico e apresentava uma extensa dilaceração na face e fratura nos dois lados da mandíbula. “Ele passou por suturas e plástica da face”, salientou o cirurgião. De acordo Dr. Thiago Leite, as lacerações da face são traumas que causam um grande impacto ao paciente e representam também grande desafio terapêutico, exigindo um adequado planejamento cirúrgico e visando à preservação da estética e da funcionalidade facial do paciente. “Estou bastante feliz em poder mostrar para toda a comunidade científica mundial os trabalhos que estamos realizando em Feira de Santana e poder contribuir para o bem estar dos nossos pacientes. Nossa cidade pode se orgulhar por ser referência nesse tipo de cirurgia”, ressaltou o cirurgião Bucomaxilofacial Dr. Thiago Leite. O caso cirúrgico apresentado traz como título “Manejo Cirúrgico de Anquilose Condilar com Prótese Articular em Titânio”. O artigo aprovado foi produzido em coautoria junto aos cirurgiões bumaxilofaciais Dr. Carlos Eduardo de Jesus Bastos, Carlos Cezar Rebouças e Cerqueira e Letícia da Silva Farias.
Sobre o alto índice de acidentes com motos em Feira de Santana registrados somente esse ano a partir dos chamados feitos ao 192 – Samu – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o mês que mais registrou ocorrências desse tipo foi junho e agosto, com 216 e 215 respectivamente. Os demais meses: Janeiro, 130 ocorrências; fevereiro, 141; março, 27; abril, 146; maio, 106; julho, não há registro no site da instituição.
“Por mais que estejamos desenvolvidos em técnicas e especialistas, é sempre bom lembrar que não podemos de forma alguma brincar com a vida. Somos puro orgulho de poder devolver vida, devolver qualidade de vida principalmente a vítimas de acidentes, mas é preciso responsabilidade ao pilotar, uso de capacete ao volante e nada de álcool. No mais, acrescento meus parabéns a toda equipe que esteve ao meu lado nesse Congresso, inclusive do Hospital Geral Clériston Andrade e Emec aqui de Feira pelo empenho em sempre querer se melhorar, se especializar sempre”, frisou Dr. Thiago Leite.
Por Adriana Matos
Agência AMA Comunicação Integrada – Email: adrianamatos.ama@gmail.com
Contato: 75991319845