O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que continuará enviando ao Brasil lotes de hidroxicloroquina. O anúncio foi feito ontem (15), apesar de a vigilância sanitária norte-americana revogar a autorização emergencial para uso do medicamento no tratamento da Covid-19.
De acordo com informações do G1, o presidente disse que “não sabia” do relatório da Food and Drugs Administration (FDA) de retirar a autorização do uso emergencial do medicamento. A agência disse em documento que não é razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina podem ser eficazes.
A decisão foi tomada, conforme a FDA, com base em novas informações e em uma reavaliação dos dados disponíveis quando foi liberada a emergência, em 28 de março. Entre as novas informações, a compreensão de que a hidroxicloroquina não tem efeito antiviral, que estudos sobre diminuição do vírus com o tratamento por hidroxicloroquina e cloroquina não foram confirmados com consistência, e diretrizes médicas americanas não recomendam o tratamento com as substâncias.